martins em pauta

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Romero Jucá é alvo de operação da PF em RR

Quarta, 23 de Novembro de 2022

Foto: Roberto Jayme/ASICS/TSE

A PF deflagrou nesta quarta-feira (23) uma operação contra supostas fraudes em convênios de prefeituras de Roraima com o governo federal. Entre os alvos está o ex-senador Romero Jucá (foto).

Ao todo, 22 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Roraima, São Paulo e Distrito Federal, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal em Roraima.

Segundo a investigação, três empresas de engenharia pagariam propinas a servidores públicos que fraudavam esses convênios e também ao ex-senador.

O inquérito surgiu após o TCU identificar os maiores recebedores de recursos do Programa Calha Norte, em Roraima, em um Relatório de Produção de Conhecimento.

A PF afirmou que há indícios que Romero Jucá interferia em assuntos relacionados aos convênios viabilizadas por ele, chegando a travar o pagamento de verbas de emendas parlamentares de sua autoria caso não houvesse o repasse de propina.

Os recursos chegariam ao ex-parlamentar por meio de familiares e de empresas de que são sócios.

As empresas seriam responsáveis pela execução de mais de R$ 500 milhões em convênios entre 2012 e 2017. A investigação identificou R$ 15 milhões pagos em propina.

Em outubro de 2021, Romero Jucá, sem mandato, afirmou que buscou recursos para obras de drenagem em um bairro de Boa Vista.

O Antagonista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643