martins em pauta

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Filho de Sérgio Cabral se apresenta e é preso na PF

Sexta, 25 de Novembro de 2022

Foto: reprodução

Filho do ex-governador Sérgio Cabral, José Eduardo Neves Cabral se apresentou na tarde desta quinta-feira (24) na Superintendência da Polícia Federal (PF), na Praça Mauá, e foi preso.

Nesta quarta-feira (23), ele foi um dos alvos da Operação Smoke Free, da Polícia Federal contra “uma organização criminosa armada e transnacional especializada em comércio ilegal de cigarros”. No entanto, ele não foi encontrado.

Segundo as investigações, entre as funções de José Eduardo no esquema estava pagar propina a funcionários públicos.

Doze pessoas foram presas na operação de quarta. Um dos detidos é o policial federal Allan Cardoso Inácio de Assis.

A defesa de José Eduardo Neves Cabral diz que ele está seguro de que “sua inocência será provada no decorrer do processo”.

À noite, José Eduardo Neves Cabral deu entrada no Presídio Frederico Marques, em Benfica, onde vai aguardar pela audiência de custódia.

Falsificação e lavagem de dinheiro

De acordo com a investigação, iniciada em 2020, desde 2019, o grupo criminoso alvo da Smoke Free “reiteradamente, com falsificação ou não emissão de notas fiscais, depositava, transportava e comercializava cigarros oriundos de crime em territórios dominados por outras organizações criminosas, como facções e milícias”.

“Em consequência, efetuava a lavagem dos recursos obtidos ilicitamente e remetia altas cifras ao exterior de forma irregular”, afirma a PF.

Ainda segundo os investigadores, a quadrilha contava com “uma célula de serviço paralelo de segurança”, coordenada por um policial federal e integrada por policiais militares e bombeiros.

A PF afirma que o grupo criminoso investigado é responsável por causar prejuízos à União de cerca de R$ 2 bilhões.

A força-tarefa conta com o apoio da US Homeland Security Investigations, a Agência de Investigações de Segurança Interna dos Estados Unidos.

g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643