martins em pauta

Postagem em destaque

BRISANET A MELHOR INTERNET DO BRASIL

quinta-feira, 5 de maio de 2022

Implantação do 5G no Brasil pode fazer do país um hub tecnológico, diz Fabio Faria

 Quinta, 05 de Maio de 2022

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A celeridade dada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para viabilizar a implantação da internet de quinta geração (5G) no Brasil poderá fazer do país um hub de tecnologias que posteriormente serão utilizadas por outros países.ebcebc
A afirmação foi feita pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, durante a solenidade de posse de Carlos Baigorri na presidência da Anatel, em Brasília.

Segundo o ministro, o feito é ainda mais relevante levando em conta as dificuldades e burocracias naturais do setor público brasileiro. “Temos muita burocracia [no setor público] e um tempo diferente do [habitual no] setor privado”, disse Faria.

“No privado, basta apenas tomar uma decisão. Aqui, temos de passar pelo convencimento”, acrescentou ao comentar sobre os desafios observados durante os processos de planejamento e implantação do 5G no país.

Tecnologias de ponta
Faria disse que tecnologias ficam ultrapassadas muito rapidamente, o que torna ainda mais importante dar celeridades aos trâmites de políticas que envolvem questões desse tipo. “Nós falamos [nos encontros com autoridades do setor de telecomunicações] sobre tecnologia. O que é novo hoje ficará obsoleto amanhã. Se atrasarmos, ficaremos para trás e não recuperaremos mais”, disse ao fazer um elogio ao “tempo recorde” com o qual a matéria foi trabalhada pelos conselheiros da Anatel.

Graças a essa celeridade, acrescentou o ministro, “o Brasil agora é visto como um possível hub de tecnologia para o mundo”, referindo-se ao pioneirismo de várias tecnologias associadas à telefonia e internet de quinta geração.

Anatel
Sobre o novo presidente da Anatel, Faria disse que, antes da escolha, buscava um perfil que pudesse “harmonizar” a agência. “Baigorri representa uma palavra: solução”, disse o ministro, defendendo a valorização dos conselheiros da agência. “Que cortemos os custos não importantes para valorizarmos aqui os funcionários importantes”, disse.

Durante o discurso de posse, Baigorri lembrou que as telecomunicações estão em todos os lugares, e na vida dos cidadãos. “Está também presente na nossa indústria e no nosso entretenimento. Meu propósito é fazer com que o Estado brasileiro, por meio da Anatel, potencialize o impacto transformador das telecomunicações e das comunicações na vida de cada brasileiro”.

Ele criticou as empresas que fazem uso de telemarketing “para vender coisas”, e que diante dessa situação pretende mitigar problemas relacionados a ligações indesejadas.

Demandas
“As demandas da sociedade são outras atualmente. A Anatel tem de atender essas novas expectativas do século 21. Somos uma agência do século 20 com ferramentas do século 20 [criadas] para [enfrentar] problemas do século 20. Neste século 21 precisamos de novas ferramentas. Precisamos interagir com outros órgãos para que, de braços dados, possamos atender às expectativas da sociedade, junto com a academia”, disse Baigorri.

Esses novos desafios, segundo ele, exigem nova visão, dialogo e participação social. “Precisamos dialogar com a sociedade, com o Congresso e com a sociedade civil para, juntos e coordenados, fazermos parcerias para que a sociedade se beneficie ao máximo nesse processo de transformação digital”, complementou.

Agência Brasil

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Esse ministros é bom, é topado igual aos que sairam pra se candidatar.
    Show Fabião!!
    Bota pra torar.
    Rumo ao primeiro mundo.
    Mas, temos que reconhecer que pra chegar lá, temos que melhorar muito o parlamento, camara federal e Senado.
    Tem muito vagabundo impetrado lá.
    Cabe ao povo eleger gente boa e não esses parasitas que ja conhecermos.
    Esses abutres, tem que ficar de fora.

  2. O corno bunda suja falou que ia acabar com a corrupção, acabou com a investigação…
    Paulo jegues acabou com a renda e com os direitos dos trabalhadores..
    A única coisa que aumentou, foi os chifres da boiada imunda.

    1. Entendi …você vadio , está com saudade do maior ladrao da história da humanidade Lula???
      Rato de esgoto vádio

    2. Cabra bom, continuar sem tomar os remédios, que achou do marginal ter ficado dentro do carrão esperando a sapato 45 chegar para cantar kkkkkkkkkk, poucos marginais. Hoje vou jantar no NAU, vc sabe pelo menos onde fica, beberei SALDANDO O MITO, só gosto do que é bom, whisky de qualidade e lagosta, pessoas pobres de espírito como vc, destiladoras de ira, inveja, preguiça, não merecem atenção, por isso, vou me despedir cantando o hino nacional, semana que entra vou a Fazenda curtir umas férias, chuva boa, açudes cheios, lavoura, gado gordo, muito leite, queijo e gente boa para conversar, o celular fica desligado, só quero brindar a vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055