martins em pauta

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Villas Bôas ironiza crítica de Fachin sobre pressão ao STF: “3 anos depois”

Terça, 16 de Fevereiro de 2021

O general sofre de esclerose lateral amiotrófica e usa aparelhos para se comunicar | Imagem: Reprodução

O ex-comandante do Exército Eduardo Villas Bôas ironizou, no Twitter, uma crítica do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin aos militares feita ontem.

A reprimenda do magistrado foi feita por causa de um livro recém-lançado. Nele, o militar conta que outros integrantes das Forças Armadas o ajudaram a escrever uma nota, três anos atrás, sobre um julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nesta terça-feira (16), o general Villas Boas comentou a notícia sobre as críticas de Fachin: “Três anos depois”.

O general Villas Boas sofre de esclerose lateral amiotrófica. Ele usa aparelhos de informática para se comunicar, como na entrevista que concedeu ao jornalista Pedro Bial. O militar está numa cadeira de rodas.

“Alto comando” articulou nota, diz livro

Em abril de 2018, o STF julgaria um habeas corpus de Lula. O relator era Fachin. Antes do julgamento, Villas Boas publicou duas notas em rede social em que falava que o Exército compartilhava o “repúdio à impunidade”.

No livro recém-lançado, “General Villas Bôas: conversa com o comandante”, de Celso de Castro, o militar narrou que o texto dele foi redigido em conjunto com “integrantes do Alto Comando” da caserna. Ministros do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) participaram, segundo a Folha de S. Paulo.

No julgamento de 2018, Lula perdeu o habeas corpus. Fachin votou de maneira contrária ao que desejava a defesa do petista. E, por isso, Lula foi preso por já ter sido condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro. O petista só deixou a cadeia em 2019.

Ao saber das novas revelações do livro e do noticiário a respeito do caso ocorrido anos antes, Edson Fachin divulgou uma nota na segunda-feira (15). Nela, o ministro criticou os militares.

“Diante de afirmações publicadas e atribuídas à autoridade militar e na condição de relator no STF do HC 152752, anoto ser intolerável e inaceitável qualquer forma ou modo de pressão injurídica sobre o Poder Judiciário”, afirmou Fachin ontem. “A declaração de tal intuito, se confirmado, é gravíssima e atenta contra a ordem constitucional. E ao Supremo Tribunal Federal compete a guarda da Constituição.”

UOL

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Fernando Antônio Ribeiro Bastos

    Qual é a moral que um ZéGalo qualquer, que se esconde no anonimato, tem para querer dá lição de moral em um GENERAL DO EXÉRCITO BRASILEIRO, do nível do General Villas Bôas. ?

    • Jr

      Grande coisa! Esse aí, Heleno, Panzuello, Ramos e outros não valem uma estrela do uniforme. Os militares honrados do Brasil deviam é ter vergonha em verem as forças armadas serem usadas pelo executivo, sendo arrastada p lama, virando motivo de chacota com militares envolvidos com política e ao lado de corruptos do centrão.

    • Zezinho

      Ze galo ta certo ,e tu so fala merda . quando nao se tem o que falar fica calado, mane.

  2. Pixuleco

    Editorial 2 de PIXU
    O posicionamento do ex comandante do exército ironizando :” mas 3 anos depois” , mostra de forma explícita o acovardamento do nosso supremo diante do que ocorreu. Um comandante de uma força armada, subordinado a um ministério e com dever de respeitar o comandante em chefe das forças armadas, o presidente da república, na véspera de um julgamento, assina uma nota intimidatória a um poder da república e o fato literalmente passa em branco, mostra o quanto nossa democracia é frágil. Muitos podem até aplaudir esse fato, mas a fatura vem e vem com certeza. A sinalização do presidente contra a imprensa é gravíssima e os que aplaudem ou fazem arminha brevemente vai se arrepender . O cenário está montado, ocupação desenfreada de cargos por jabutis militares, menosprezo aos outros poderes , armamento da população e teoria conspiratórias contra o processo eleitoral. Respeitável público , circo é sempre a mesma coisa , os palhaços 🤡 as vezes trazem novidades .

  3. Santos

    Apesar de td e da da vergonha que as forcas armadas estão fazendo, concordo com o General.

  4. Calígula

    Roberto Jefferson ironizou alguns Ministros do STF chamando de Lulu boca de veludo, Carmen Miranda, beija pé, sapão e ainda disse que são sodomitas.
    O bebem do Lula chamou a suprema corte de acovardados e as mulheres do PT de Grelo Duro kkkk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643