martins em pauta

sábado, 1 de agosto de 2020

Governo afirma que Central do Cidadão de Nova Cruz mostrada em situação de abandono terá obras retomadas nos próximos dias

Sábado, 01 de Agosto de 2020


Foto: reprodução/YouTube


Em nota, o Governo do Estado afirma que a obra deverá ser retomada nos próximos dias. Confira a íntegra da nota abaixo:

As obras da Central do Cidadão de Nova Cruz serão retomadas nos próximos dias. Ao contrário do que foi noticiado na imprensa local neste fim de semana, as obras foram paralisadas depois de a construtora CLN abandonar o canteiro. Após um processo administrativo no projeto Governo Cidadão apurar e aplicar as sanções cabíveis, o distrato foi firmado e uma nova licitação realizada. O contrato com a nova empresa vencedora da licitação, F2 Engenharia, será assinado na próxima semana.

Licitada em 2017 e com ordem de serviço assinada em novembro do mesmo ano, a obra chegou a ser mais de 50% concluída, mas a empresa responsável não conseguiu cumprir o cronograma e abandonou a construção ainda em 2018. Após a apuração das responsabilidades em um processo administrativo interno, a equipe do Governo Cidadão fez a atualização do orçamento e uma nova licitação foi publicada, em março deste ano. As Centrais de Macaíba e da zona Sul de Natal, envolvidas no mesmo processo, também foram licitadas.

No entanto, em virtude da pandemia do novo coronavírus, o processo licitatório teve algumas particularidades. As licitações tiveram que sofrer reaprazamentos por duas vezes. Além disso, também tiveram que ser realizadas por videoconferência. Porém, no último dia 17 de julho, a licitação foi homologada no Diário Oficial do Estado. O contrato tem valor de R$ 1.092.922,09 e a empresa tem até dezembro para concluir a obra.

“A Central de Nova Cruz nunca foi abandonada pelo Governo. Recebemos a obra paralisada da gestão anterior e o que fizemos, desde o início de 2019, foi resolver os entraves que impediam a continuidade da construção. A empresa que abandonou a obra foi penalizada com o distrato e as sanções cabíveis, e agora uma nova empresa irá retomar a construção. A previsão é que até o final do ano o prédio seja entregue à população”, diz Mineiro.

Em fevereiro de 2019, tão logo assumiu a coordenação do projeto Governo Cidadão, o secretário Fernando Mineiro convocou uma reunião com empresas, fiscais, supervisores e gerenciadoras responsáveis pelas obras das Centrais do Cidadão em execução. Na época, 15 ainda estavam em obras. Ciente de que algumas estavam paralisadas, o objetivo de Mineiro era destravar o que estivesse impedindo o andamento. Questões estruturais, de erros de projeto, de acabamento e adequações eram os impedimentos na época.

Fonte:? Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643