martins em pauta

sábado, 1 de agosto de 2020

SUPERLOTAÇÃO: Maternidade Januário Cicco suspende novos atendimentos e responsabiliza regulação feita pela Sesap por colapso

Sábado, 01 de Agosto de 2020

Foto: Ebserh

Em colapso, a Maternidade Escola Januário Cicco deixou de receber novos pacientes desde a noite de sexta-feira (31). A superintendência da maternidade aponta a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) como responsável pela superlotação devido a problemas na regulação de pacientes que não está funcionando como deveria.

A média mensal de partos passou de 300 para 430 durante a pandemia, informou a gestora de atenção à saúde da maternidade, Maria da Guia de Medeiros. Na manhã deste sábado, pacientes ocupavam leitos improvisados nos corredores, entre eles, mães com bebês recém-nascidos.

O superintendente da maternidade Murilo Britto disse que ligou para o secretário Cipriano Maia e para o adjunto Petrônio Spinelli para resolver o problema. Uma reunião está marcada para a próxima segunda-feira (3) entre os gestores da maternidade e da Sesap a fim de solucionar a questão, enquanto isso, a Januário Cicco permanece fechada para novos pacientes.

A Sesap emitiu uma nota sobre o caso, veja na íntegra:

“No final do mês de março, a Secretaria de Estado da Saúde reuniu-se com a direção da Maternidade Escola Januário Cicco e o Comitê Materno Infantil do Estado para organizar o fluxo de atendimento a gestantes de alto risco partir daquele momento tendo em conta a pandemia do novo coronavírus.

Na reunião, foi pactuado que a MEJC não receberia pacientes Covid e que passaria a atender pacientes da 3ª região de saúde (Mato Grande). Já o Hospital José Pedro Bezerra (HJPB) continuou a receber gestantes de alto risco não Covid da zona Norte de Natal e Região Metropolitana (RM) e Covid do Agreste (1ª região de saúde), Mato Grande (3ª), Seridó (4ª), Potengi/Trairí (5ª) e Região Metropolitana (7ª).

A pactuação existente antes da pandemia era de que o atendimento na MEJC seria direcionado a moradoras das 1ª, 4ª e 5ª regiões de saúde e zona Sul de Natal e o HJPB a moradoras da zona Norte de Natal, RM e 3ª região de saúde.

A Sesap reforça que está aberta ao diálogo e que se a MEJC optar por passar a atender pacientes Covid, a distribuição de atendimento voltará a acontecer da maneira existente antes da pandemia, com o HJPB atendendo pacientes da região do Mato Grande. Lembra ainda que todas as maternidades de risco habitual do Estado estão com fluxo para atendimento de pacientes com suspeita ou confirmados com o novo coronavírus.”

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Gibira
    A saúde pública do RN como sempre improvisada. Antes Que Eu esqueça e os 5 milhões de reais investidos na compra de respiradores?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643