martins em pauta

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Em sete meses de 2020, Ceará tem 13 agentes da Segurança Pública mortos por bandidos

Quinta, 30 de Julho de 2020




Três suspeitos presos e um morto, além da apreensão de uma arma de fogo na posse dos criminosos e a recuperação da arma roubada. Este foi o resultado das diligências que se seguiram ao assassinato do policial penal (penitenciário) João Simão de Oliveira, 51 anos, nesta terça-feira (28). João é o décimo terceiro profissional da Segurança Pública do Ceará morto por bandidos em 2020.

O crime de latrocínio (roubo seguido de morte) ocorreu no Município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), ocasião em que o agente foi abordado pelos criminosos em seu veículo. Ao tentar reagir ao ataque dos ladrões, ele foi atingido por dois tiros. Apesar de socorrido, não resistiu. 

Ao tomar conhecimento do fato, as autoridades da Segurança Pública se mobilizaram na caça aos criminosos. Uma patrulha da Polícia Militar perseguiu os criminosos em fuga em uma motocicleta. Um deles trocou tiros com os policiais e foi morto, sendo identificado como Samuel Xavier de Lima, 18. O comparsa, Vanderlon Tavares Gomes dos Santos, 20, acabou preso em flagrante.

No andamento das diligências, agentes da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) prenderam mais duas pessoas apontadas como envolvidas em faciltar a fuga dos criminosos e esconder as armas.

A Polícia recuperou a pistola pertencente ao agente e apreendeu a arma que os bandidos usaram no assassinato.

Balanço

Em sete meses de 2020, já são 13 profissionais da Segurança Pública assassinados no estado do Ceará. Veja a lista das vítimas:

1 – (Dia 26/2) – AFONSO ARLINDO ALVES BARBOSA, 59 anos – Policial militar da Reserva Remunerada (RR), foi morto a facadas no início dentro de uma residência na Rua 20 de Outubro, no Bairro Henrique Jorge, em Fortaleza

2 – (Dia 29/2) – HEITOR DE AMORIM SILVA, 31 anos, cabo da PM (Ativa) foi encontrado morto em um terreno, no Distrito da Pavuna, em Pacatuba. A vítima ingressou na corporação em 26 de junho de 2009 e estava lotado na 3ª Companhia do 14º BPM (Maracanaú).

3 – (Dia 1º/3) – PAULO VITOR PASSOS TEIXEIRA, 25 anos, era policial penal (agente penitenciário) e foi morto por bandidos no bairro Papicu, na zona Leste de Fortaleza, depois que, inadvertidamente, entrou com seu carro em uma favela. Acabou sendo atacado e morto a tiros por ordem de traficantes da área.

4 – (Dia 16/03) – JOSÉ VALDENIR DE SOUSA, 48 ANOS, era inspetor da Polícia Civil do estado do Ceará. Foi morto numa tentativa de assalto registrada na Rua Jaime Rolembergue, no bairro Jardins Cearenses. Era lotado no 8º Distrito Policial (José Walter).

5 – (Dia 21/04) – CARLOS ALBERTO DE FIGUEIREDO JÚNIOR, 45 anos, sargento (da Ativa) do Comando de Policiamento de Choque (Batalhão Humaitá), é morto na presença da esposa durante uma tentativa de roubo de seu veículo na Avenida 13 de Maio, no Bairro de Fátima.

6 – (Dia 28/4) – LEONAN ANDRADE DO REGO, 39 anos, era guarda municipal do Município de Maracanaú. Estava de folga e, na porta de casa, foi assassinado com vários tiros, numa suposta vingança ou “acerto de contas”.

7 – (Dia 22/5) – ANA PAULA VIERA DE OLIVEIRA, 29 anos, policial penal (agente penitenciária), foi morta numa tentativa de assalto registrada no acostamento da BR-116, na altura do quilômetro 21, no Município de Itaitinga. Estava voltando do trabalho para casa quando o carro apresentou uma pane de motor.

8 – (Dia 6/6) – FRANCISCO AUGUSTO DA SILVA, 46 anos, subtenente da (Ativa) da PM, era destacado no Batalhão de Operações Especiais (BOPE). Foi morto no começo da manhã quando seguia de casa para o Quartel. O crime de latrocínio (assalto seguido de morte) ocorreu na Rua Joaquim Alfredo, no bairro Vila Manuel Sátiro.

9 – (Dia 9/6)- JEAN CHARLES DA SILVA LIBÓRIO , 45 anos, ex-policial militar, expulso da Corporação sob a acusação de ser membro de um grupo de extermínio, foi assassinado dentro de um bar, localizado na Rua Padre Arimatéia, no bairro Vila Manuel Sátiro, em Fortaleza.

10 – (Dia 12/6) – DANIEL CAMPOS MENZES, 35 anos, soldado (da Ativa) da Polícia Militar. Foi morto a tiros ao reagir a uma tentativa de assalto na porta de sua residência, na Rua 45 do Conjunto José Walter.

11 – (Dia 13/6) – NILTON CÉZAR VIEIRA LOPES, sargento (da Ativa) da Polícia Militar, foi morto a tiros por criminosos na Avenida Dionísio Leonel Alencar, no bairro Messejana, por um grupo de criminosos. No momento do crime, o PM seguia para o trabalho-extra. Acabou morto e sua motocicleta roubada pelos assassinos.

12 – (Dia 19/06) – EMERSON DA SILVA LIMA, 30 anos, soldado PM da Ativa, destacado no Comando de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), foi morto, a tiros de revólver, numa tentativa de assalto contra ele e a namorada na faixa de areia na Praia do Cumbuco, em Caucaia.

13 – (Dia 28/07) – JOÃO SIMÃO DE OLIVEIRA, 51 anos, policial penal (agente penitenciário), assassinado, a tiros, durante um assalto no Município de Itaitinga. Um dos criminosos também foi morto por forças quando fugia. Crime de latrocínio.

(Fernando Ribeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643