martins em pauta

sexta-feira, 27 de março de 2020

Empresários negociam com prefeitura a reabertura do comércio em Feira de Santana

Sexta, 27 de Março de 2020 


por Lula Bonfim
Foto: Reprodução / Correio Feirense

Empresários e comerciantes de Feira de Santana estão negociando com a prefeitura do município para providenciar a reabertura do comércio feirense a partir da próxima segunda-feira (30). Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação, o prefeito Colbert Martins (MDB) deve se reunir com representantes comerciais da cidade nesta sexta (27) para tomar uma decisão.

Um áudio do presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado da Bahia (FACEB), Cloves Cedraz, circula por grupos de WhatsApp em Feira de Santana. Na gravação, ele comunica a outros dirigentes lojistas que participou de uma videoconferência com diretores de associações comerciais do Brasil todo e que chegaram à conclusão de fazer uma nota pública em apoio à declaração do presidente Jair Bolsonaro.


“Tudo que nós desejamos neste momento é salvar as empresas e salvar os empregos. Nós entendemos que alguns casos justificam o fechamento, mas não tão duradouro quanto tem acontecido. Vai chegar o momento que os venezuelanos que vieram para o Brasil vão se arrepender de ter vindo para cá, porque não vão ter a quem pedir nada, porque as empresas vão quebrar”, diz Cloves.

“Em Feira de Santana, o prefeito teve a sensibilidade de ouvir os empresários e o ato que foi baixado para ir até segunda-feira, ele ia prorrogar o fechamento do comércio, mas já entendeu que empresa fechada não paga as contas, só vai gerar desemprego. E aí, se nós não matarmos as pessoas com o coronavírus, vamos matar com o vírus da fome. E, a partir de segunda-feira, deverá ter a reabertura do comércio, com expediente reduzido, abrindo às 9h e encerrando às 17h”, completou.

O Bahia Notícias entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da prefeitura de Feira de Santana, que negou haver uma decisão sobre isso e comunicou que, nesta sexta-feira, o prefeito Colbert Martins deve se reunir com representantes comerciais feirenses, para que cheguem a uma decisão.

Cloves Cedraz também foi procurado pelo BN e voltou atrás, dizendo que “as coisas ainda estão em discussão”, sem dar garantia de que a prefeitura decidiu não renovar o decreto. “Há uma possibilidade de reabrir comércio. Ainda estamos conversando. Mas a perspectiva, pelos entendimentos, é que ele (Colbert) recomende a abertura”, afirmou.

Feira de Santana, com nove casos confirmados da Covid-19, foi um dos primeiros municípios baianos a decidirem pelo fechamento do comércio em meio à pandemia do novo coronavírus. A medida foi anunciada pelo prefeito Colbert Martins no dia 19 de março, para valer entre os dias 21 e 29 do mesmo mês, e teve a concordância de empresários da cidade (veja aqui). A gestão municipal agora deve decidir se renovará o fechamento ou se reabrirá, como querem as associações comerciais.

Fonte: Bahia Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643