martins em pauta

quarta-feira, 25 de março de 2020

'Vacina contra gripe é totalmente incapaz de causar doenças', lembra médica geriatra

Quarta, 25 de Março de 2020


por Lucas Arraz
Foto: Reprodução / Agência Brasil


Com o início da campanha nacional de vacinação contra a gripe, a médica geriatra e professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Christiane Machado, frisou a eficiência do medicamento para evitar gripes mais agudas e pneumonias virais em idosos causados pela influenza. 

Em entrevista ao programa Isso é Bahia de A Tarde FM (103.9) e Bahia Notícias desta terça-feira (24), a médica também rechaçou quem acredita e divulga na informação falsa de que a vacina pode causar gripe. “Não é verdade. A vacina é produzida com fragmentos de vírus inativados e é totalmente incapaz de causar uma doença”, frisou Machado. 

“O que causa essa confusão são pacientes que tomam a vacina e ficam com a expectativa de que não irão gripar. A vacina protege 60% dos indivíduos totalmente. Essa proteção se dá para infecções mais agudas, como gripes com sintomas mais agudos. A vacina previne consequências mais sérias como a evolução de uma gripe para uma pneumonia viral”, relatou a médica. 

O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (23), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe de 2020. Nesta primeira etapa, os medicamentos estão disponíveis para idosos e profissionais da área de saúde. 
Os indivíduos com mais de 60 anos foram para o primeiro lugar da fila, porque estudos mostram que estariam mais suscetíveis às complicações do novo coronavírus. A vacina, no entanto, não combate a covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055