martins em pauta

quinta-feira, 7 de julho de 2011

SUS vacina 13,9 mi de crianças contra pólio e supera meta


O Sistema Único de Saúde (SUS) vacinou até a manhã desta quinta-feira 13.894.650 crianças contra a pólio. Esse total representa 98,21% do público alvo, o que supera a meta do Ministério da Saúde de proteger 95% de todas as crianças de 0 a menores de 5 anos conta a doença.

"As campanhas de vacinação são uma conquista da saúde pública e da sociedade brasileira. Essa grande adesão permite que o Brasil continue livre da pólio", afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele disse que, neste ano, o governo federal incluiu no Programa Nacional de Imunização crianças de 6 meses a menores de 2 anos, além de gestantes na campanha contra gripe.

Em 13 de agosto, acontece em todo o País a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Todas as crianças de 0 a menores de 5 anos precisam receber o reforço de duas gotas.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia, principalmente nos membros inferiores. O último caso da doença no País foi registrado em 1989, na Paraíba. Os sintomas iniciais são cansaço, febre, dor de cabeça, vômitos e dores musculares

Sarampo
Além da pólio, oito Estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul) iniciaram a campanha contra o sarampo no dia 18 de junho. A mobilização termina em 22 de julho. Até a manhã desta quinta-feira, 8.251.893 crianças receberam a vacina, o que corresponde a 80,48% da meta. O objetivo é manter o Brasil sem a transmissão interna do vírus.

A Europa vive um surto da doença. Segundo a OMS, desde janeiro foram registrados mais de 6,5 mil casos - sendo 5 mil deles na França. Com as férias de julho, aumenta tanto o fluxo de estrangeiros no Brasil quanto a ida de brasileiros para o exterior. Segundo o Ministério da Saúde, a campanha começou nesses oito Estados em razão do maior fluxo turístico, densidade populacional e baixa cobertura da vacina tríplice viral.

Na primeira etapa, a meta é vacinar 95% de 10.253.073 crianças de 1 ano a menores de 7 anos, mesmo as que já tenham sido imunizadas anteriormente. Nas demais Unidades da Federação, as crianças de 1 ano a menores e 7 anos vão receber a vacina contra sarampo de 13 de agosto a 16 de setembro.

O sarampo é uma doença aguda e contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.

Um comentário:

  1. MAIS UM MINISTRO DO GOVERNO DILMA DEIXA O CARGO POR SUSPEITA DE CORRUPÇÃO

    Alfredo Nascimento é natural de Martins, cidade serrana localizada na região oeste do Rio Grande do Norte. O ex-ministro nasceu no sítio Água Branca, vizinho a comunidade Salva-Vidas, localizada entre os municípios de Martins e Umarizal.
    Alguns parentes seus ainda residem na comunidade Salva-Vidas, inclusive uma tia que tem dois filhos trabalhando com Alfredo em Manaus.
    Os pais do ex-ministro residem em Natal e o mesmo ainda é parente da prefeita de Martins Maria José Gurgel Costa - MAZÉ.

    ResponderExcluir

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643