martins em pauta

terça-feira, 5 de julho de 2011

Parabéns ao Município de Luís Gomes, pelos 121 anos de emancipação política...


Tudo começou assim . . .

O Tenente-Coronel Luís Gomes de Medeiros, natural de Caicó, chegou à região no ano de 1756, com o objetivo de edificar raízes e de construir o futuro. Ao chegar à localidade, chamada de Serra do Senhor Bom Jesus, o Tenente Coronel construiu uma pequena casa, a primeira da futura povoação, e iniciou, em caráter experimental, um plantio de milho, feijão, mandioca e árvores frutíferas.
Antes de regressar a Caicó, Luís Gomes de Medeiros passou a responsabilidade de cuidar das recentes plantações para seu fiel escravo Jacó. O escravo Jacó, trabalhador leal, deu conta do recado.
Quando retornou à Serra do Senhor Bom Jesus, um ano depois, o Tenente-Coronel encontrou os frutos brotando da terra e o resultado do pioneiro trabalho sendo garantido pela fertilidade dos verdes campos da região.
As sementes para a fundação de uma nova povoação estavam definitivamente lançadas pela penetração no Alto Oeste Potiguar do obstinado caicoense.
Não se sabe, ao certo, quais as razões que levaram LUÍS GOMES de Medeiros a deixar sua terra natal para aventurar-se nos rumos do desconhecido, nos distantes caminhos do extremo oeste potiguar.
O povoamento da Serra do Senhor Bom Jesus foi se tornando realidade e mais exploradores foram chagando à localidade, construindo suas moradias, cultivando o solo, praticando a caça abundante, fazendo crescer o comércio local e avançando para outras áreas.
Com o passar dos anos, os moradores da localidade decidiram mudar o nome do povoamento para LUÍS GOMES, numa justa e merecida homenagem ao desbravador caicoense. Em 5 de julho de 1890, pela Lei nº 31, Luís Gomes foi desmembrado de Pau dos Ferros e tornou-se um novo e promissor município do Rio Grande do Norte.
Prefeito, DEDEZINHO, e a primeira-dama ANA Guiomar

Para celebrar a data magna, a Administração “Compromisso com o Futuro”, gerida, com maestria, pelo prefeito Carlos José Fernandes (“Dedezinho”), proporcionou três dias de muita festa, eventos econômicos, esportivos e culturais tanto para seus munícipes, quanto para os turistas.
Muitos políticos deverão visitar, HOJE, a aprazível cidade serrana e participar do encerramento da X FENACUT. Dentre estes, figuram o prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo, e o deputado estadual, líder do governo na Assembleia Legislativa, GETÚLIO Rêgo.
As atrações musicais desta noite serão as bandas Bonde do Brasil, Forró Pontual, Capim Cubano e GAROTA SAFADA.

Fonte: O capote editado por Martins em Pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643