martins em pauta

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Governo adia leilão do aeroporto de São Gonsalo do amarente


O governo decidiu adiar, para o dia 22 de agosto, o leilão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. O terminal é primeiro a ser concedido à iniciativa privada e servirá de modelo para concessões futuras.
De acordo com o ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, a decisão foi tomada a pedido das empresas interessadas na concessão. Segundo ele, havia dúvidas sobre o modelo a ser adotado para o terminal. Bittencourt, apesar de garantir que ainda há interesse no leilão, não revelou quais seriam os questionamentos dos grupos.
- Existem grupos interessados que estão de estruturando para isso e todos eles pediram ajustes. Na linha de promover uma competição saudável, achamos por bem prorrogar o leilão e até permitir que outros grupos possam avaliar e entrar na disputa.
Inicialmente marcado para o dia 19 de julho, o leilão prevê que o vencedor da disputa invista R$ 650 milhões no aeroporto. Para tanto, terá de oferecer um lance mínimo de R$ 51,7 milhões e terá o direito de explorar os terminais por 25 anos.
Na semana passada, o assessor especial do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde, chegou a dizer que o aeroporto de São Gonçalo do Amarante não ficaria pronto até a Copa do Mundo de 2014, afirmando que seria entregue apenas em agosto daquele ano. No mesmo dia o ministério divulgou uma nota desmentindo o assessor, na qual afirmou que continuará trabalhando com o prazo inicial, que prevê a conclusão da obra em agosto de 2013.

O governo quer fazer de São Gonçalo do Amarante um teste para futuros aeroportos operados pela iniciativa privada. Há cerca de dois meses, a Infraero anunciou que vai abrir um novo modelo de concessão nos aeroportos de Guarulhos (SP), Brasília (DF) e Viracopos (SP). Nesse modelo, os interessados compartilharão a gestão dos terminais com o governo, que ficará com 51% do controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643