martins em pauta

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Imagens de câmeras de segurança mostram que ex comandante da PM preso atuou para conter extremistas no 8 de janeiro

Segunda, 30 de Janeiro de 2023

Foto: Paulo H. Carvalho

Um vídeo das câmeras de segurança do Congresso mostra que o ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Fábio Augusto Vieira, preso após os atos terroristas de 8 de janeiro, atuou para conter os golpistas em Brasília. As imagens foram obtidas pelo jornal Folha de S. Paulo e divulgadas nesta segunda-feira, 30.

Vieira está preso desde o dia 10 de janeiro por suposta omissão diante das invasões aos prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF). No domingo dos atos anti democráticos, ele era o responsável pelo comando da corporação.

No vídeo obtido pelo jornal, o então comandante e mais três agentes da PM aparecem correndo atrás de um grupo de seis extremistas na área externa do Congresso, próximo à chapelaria, por volta das 14h43 de 8 de janeiro. Em seguida, ele desaparece e, no minuto seguinte, volta acompanhado de um policial na direção oposta.

Às 14h46, as imagens registram os extremistas arremessando cones de trânsito contra os policiais e os vidros da fachada do prédio e os agentes tentam conter a entrada no local. Três minutos depois, Vieira aparece conversando e gesticulando com os terroristas para levá-los para longe.

Na última semana, o relatório divulgado pelo interventor federal na segurança do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, apontou que a PMDF não elaborou um plano operacional para conter os golpistas. 

Cappelli, no entanto, pontuou que não houve conivência na atuação de Vieira. Ele teria atuado desde o início da manhã no campo de operações e tentou mobilizar as tropas, segundo o interventor, mas seus apelos e ordens não foram atendidos. Conforme o interventor, esse fato revela um problema de hierarquia e disciplina nas forças militares. “Na hora que a polícia é politizada pelo poder público, quem assume o comando tem sua capacidade de comandar seriamente atingida”, afirmou.

Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643