martins em pauta

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Lula reúne ministros e deve discutir de salário mínimo a Carf

Quinta, 02 de Fevereiro de 2023

Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reunirá no fim da tarde desta 5ª feira (2.fev.2023) alguns dos principais ministros do governo que lidam com economia. Haverá conversas sobre a reforma tributária e o Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais).

O encontro está marcado para às 17h. Devem comparecer:

É provável que seja discutido o valor do salário mínimo. A cifra está em R$ 1.302, mas há a expectativa de que um aumento seja anunciado em 1º de maio, Dia do Trabalhador.

O Ministério da Fazenda tenta manter o valor atual para conter os gastos públicos. Mesmo dentro da pasta, porém, há a impressão de que dificilmente a cifra não será aumentada para R$ 1.320. A pressão da ala política e dos sindicatos, representados no governo por Marinho, é grande.

Haddad levará consigo o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, e o secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy. Serão abordadas na reunião:

reforma tributária – há projetos tanto na Câmara quanto no Senado. Governo quer avançar com a pauta nos próximos meses;

mudanças no Carf – o Executivo recriou o “voto de qualidade” no órgão, que julga dívidas tributárias. A medida provisória deve ter dificuldades para ser aprovada no Congresso. Haddad deve levar a Lula proposta de empresários para que as empresas paguem dívidas depois da decisão do Carf sem judicializar, mas sem multas ou juros.

Poder 360 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643