martins em pauta

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Mais uma grande empresa faz demissão em massa

 Quinta, 02 de Fevereiro de 2023

A Philips, aquela que já foi uma das maiores empresas de tecnologia e eletrônicos do mundo, anunciou, nesta segunda-feira (30), a demissão de 6 mil funcionários.

A drástica contenção de custos veio após uma perda irreparável de 70% do valor de mercado da empresa, depois que foram constatados problemas em aparelhos respiratórios vendidos pela companhia.

Ficou comprovado que milhares de lotes de aparelhos que regulavam a apneia do sono foram fabricados com uma espuma tóxica, causando danos à saúde dos clientes. Os equipamentos foram devolvidos ou retirados do mercado.

Esse erro foi fatal para o financeiro da Philips, cuja crise interna se arrasta há mais de dez anos. Em 2012, a empresa chegou a soltar um comunicado em que explicava a situação do grupo e fazia um corte de 2.200 colaboradores. Mas, um ano antes, em 2011, ela já tinha encerrado 4.500 postos de trabalho. Na época, o diretor-executivo da companhia, Frans van Houten, admitiu que a firma enfrentava dificuldades cada vez maiores em virtude da crise e de um cenário econômico sempre incerto.

Por muito tempo, a Philips foi especialista na produção de televisores e eletrodomésticos, mas, nos últimos anos, decidiu investir na produção de sistemas de iluminação e equipamentos médicos, como scanner de ressonância magnética, entre outros, e foi aí que os problemas se agravaram.

Agora, a meta da corporação holandesa é demitir 3 mil funcionários ainda este ano e os outros 3 mil até 2025.

Somados com os 4 mil dispensados em outubro do ano passado, estima-se que a Philips já cortou 13% do seu efetivo.

Os resultados do 4º trimestre de 2022 apontam para um prejuízo líquido de 105 milhões de euros, o equivalente a mais de R$ 581 milhões. Mas, se forem analisados os dados do ano, a holandesa perdeu 1,6 bilhão de euros.

Fonte: Jornal da cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643