martins em pauta

domingo, 28 de agosto de 2022

A pergunta que não quer calar: Por que o PT impediu a divulgação de uma pesquisa Datafolha?

Domingo, 28 de Agosto de 2022

O PT impediu a divulgação de uma pesquisa do Datafolha na Bahia.

Inacreditável porque ambos agem como 'irmãos' no resto do país...

Instigante: o PT pediu especificamente o bloqueio da pesquisa para presidente na Bahia – o que será que continha essa pesquisa?

O Instituto Datafolha chamou de “censura” a decisão do juiz Paulo Sérgio Barbosa de Oliveira, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, de impedir a publicação de dados de uma pesquisa eleitoral a pedido do PT.

“Não há motivo para a censura, porque a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral”, informou a empresa, na noite da terça-feira 23.

A Folha vai recorrer da decisão do magistrado. 

A diretora do Datafolha, Luciana Chong, observou não haver razão para impugnação.

“O instituto cumpriu todas as regras de registro estabelecidas pelo TSE”, comunicou Luciana..

O magistrado proibiu apenas a divulgação de dados sobre o cargo de presidente da República da pesquisa, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 20 mil, em caso de descumprimento. Manteve-se a divulgação de dados para governador e senador. 

Na ação movida contra o Datafolha, o PT argumentou que o levantamento está “eivado de inconsistências” e alegou que houve “indução ao erro” nas questões dirigidas aos eleitores, que poderia levá-los a equívocos.

A legenda sustentou ainda que a pesquisa informou no registro que serão mensuradas as intenções de voto para governador e senador, e que foram incluídas erroneamente perguntas sobre a disputa para a Presidência.

O PT interpelou ainda a “ausência”, no registro da pesquisa, do plano amostral e das ponderações “quanto a gênero, idade, grau de instrução, nível econômico da pessoa entrevistada e área física de realização do trabalho a ser executado”.

Foto de Eduardo Negrão

Eduardo Negrão

Consultor político e autor de "Terrorismo Global" e "México pecado ao sul do Rio Grande" ambos pela Scortecci Editora.


Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643