martins em pauta

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Nos estados mais decisivos do Brasil, Bolsonaro desponta e já assume a liderança

 Sexta, 02 de Setembro de 2022

Ele lidera as pesquisas nos dois principais estados, Minas Gerais e São Paulo.

Dados da última pesquisa Modalmais/Futura apontam que Jair Bolsonaro (PL) tem 46,3% das intenções de voto no estado de Minas Gerais. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem com 35,3%.

NO MAIOR COLÉGIO, SÃO PAULO, BOLSONARO CONSOLIDA A LIDERANÇA

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas aponta que o presidente Jair Bolsonaro (PL) abriu ainda mais a diferença sobre o candidato do PT, Lula, nas intenções de voto: 40,3% a 35,5%.

Em julho Bolsonaro tinha 40,1% e Lula 36,2%, o que ainda poderia ser considerado um empate técnico, levando-se em consideração a margem de erro de 2,3 pontos apresentada. No levantamento de agosto, a diferença entre os dois candidatos cresceu para 4,8 pontos percentuais.

Na corrida para os governos estaduais ACM Neto (União) lidera isolado na Bahia, em Minas Romeu Zema (Novo) deve se reeleger e, no Rio, Claudio Castro (PL) também lidera. Em São Paulo, cerca de 18 milhões de eleitores estão na capital e na sua região metropolitana e 16 milhões no interior – estranhamente as pesquisas apontam Fernando Haddad (PT) na liderança.

E porque isso é estranho?

Porque Haddad é o único entre os dez candidatos ao governo que não viaja pelo interior, o que torna virtualmente impossível sua eleição.

Só para citar um exemplo, em 2018 João Doria perdeu na capital mas, mesmo assim, venceu as eleições para o governo porque o interior do estado votou em massa nele achando que ele era o candidato do presidente. O episodio ficou conhecido como ‘Bolsodoria’.

Ao abdicar de fazer campanha no interior Haddad parece confirmar a impressão que sua posição em 1º é mais frágil do que se pensa.

Foto de Eduardo Negrão

Eduardo Negrão

Consultor político e autor de "Terrorismo Global" e "México pecado ao sul do Rio Grande" ambos pela Scortecci Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643