martins em pauta

domingo, 10 de julho de 2022

Em país asiático, milhares ocupam palácio do governo e presidente foge (veja o vídeo)

 Domingo, 10 de Julho de 2022




É o que ocorreu neste sábado (9), no Sri Lanka, país com pouco mais de 22 milhões de habitantes, localizado na Ásia Ocidental, com milhares de pessoas cercando o palácio presidencial, após não suportarem mais a grave derrocada econômica que se abateu nos dois últimos anos, com uma hiperinflação e a escassez de combustíveis, alimentos e medicamentos.

Vídeos que circulam nas redes mostram a grande manifestação e o momento da ‘fuga’ do presidente Gotabaya Rajapaksa, acolhido em um navio da Marinha do país e levado para um local seguro, segundo informações do ministério da Defesa.

A população exige a renúncia imediata de Rajapaksa e todos os demais membros do governo.

Até o início da crise, o Sri Lanka, uma democracia semipresidencialista, era um país rico, que vivia principalmente da exploração do turismo, com belas paisagens de florestas, as praias do Oceano Índico e seus templos e estátuas budistas.

O IDH era um dos mais altos do mundo, com um PIB superior a 320 bilhões de dólares e uma renda per capita de 15 mil dólares anuais.

Com o fechamento da fronteiras, em função da pandemia, o Sri Lanka afundou em dívidas e o governo declarou uma moratória (suspensão do pagamento da dívida externa) de 51 bilhões de dólares.

Observem, pois é só o começo e o próximo país a ter uma convulsão social pode ser a Argentina.

Confira no vídeo:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643