martins em pauta

Postagem em destaque

BRISANET A MELHOR INTERNET DO BRASIL

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

A mais lúcida explicação sobre a importância da autonomia do Banco Central (veja o vídeo)

Quinta, 11 de Fevereiro de 2021



Trindade disse que essa ideia do Banco Central inteligente surgiu em países industrializados que queriam, de certa forma, proteger a moeda e impedir que governantes fabricassem papel-moeda ou emitissem títulos, de forma a cobrir gastos exagerados.

Para evitar que governantes emitam títulos, indiscriminadamente, o comentarista informa que existe o lastro em dólar.

“Alguns países adotaram o dólar como lastro.”

 

Mas, o certo é que, para não ter impasse de decisão entre o presidente da República e o presidente do Banco Central, a instituição financeira deveria ser independente e presidente e diretores com mandatos.
“O Congresso aprova a indicação deles e, a partir daí, têm mandatos que não coincidem com os do presidente da República.”
“Significa que um presidente da República, quando chega, ele não pode interferir na nomeação de um presidente do Banco Central. Mais ou menos, como nas agências reguladoras.”

Essa independência fará do presidente do Banco Central como um “guardião da moeda”, evitando a inflação.

“Ou seja: protegendo o valor real, o valor de compra da moeda e também garantindo que não seria de forma política utilizada política monetária. A ideia do Banco Central é não dar “solavancos”: o dólar não pode subir de uma vez e cair de uma vez porque quebra empresas”, explicou.

Confira o vídeo:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055