martins em pauta

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Desavença entre mulher e ex-companheiro motivou dez homicídios em Itaitinga

Terça, 22 de Dezembro de 2020


A desavença entre uma mulher e o ex-companheiro motivou pelo menos dez homicídios ocorridos na cidade de Itaitinga, na Grande Fortaleza. A mulher identificada como Valesca Teixeira dos Santos, 22 anos, responsável pelos crimes, foi presa na cidade de Santo André, em São Paulo e trazida para o Ceará na noite da última sexta-feira (18).

As investigações apontam que os homicídios têm como motivação a desavença entre a mulher e o ex-companheiro José Flávio de Sousa, de 44 anos, conhecido como "Zé Flávio", que já responde por dez procedimentos policiais por homicídios, tráfico de drogas, ameaça, crimes contra a administração pública, dano, porte ilegal de arma de fogo e por integrar organização criminosa. Ainda segundo a polícia, ele é apontado como chefe de um coletivo criminoso atuante em Itaitinga.

A Polícia afirmou que depois do fim do casamento, a mulher passou a se relacionar com um suspeito de integrar um grupo criminoso rival ao do ex-companheiro. Por conta disso, o grupo de "Zé Flávio" passou a matar pessoas ligadas à Valesca. Já a mulher passou a repassar ao grupo rival informações referentes à localização de comparsas do ex. Passou então a existir uma disputa interna entre os criminosos pela disputa de território em Itaitinga. 

Triplo homicídio

De acordo com a Polícia, as investigações que resultaram na identificação e prisão da mulher começaram depois de um triplo homicídio registrado no último dia 7 de junho, em Itaitinga, quando três pessoas foram mortas em um bar. Juliésio Alves da Costa, 28 anos; Antônio Mikael Batista da Silva, 16 anos; e Ericlies Assunção da Silva, 24, foram atingidos por tiros de arma de fogo no estabelecimento conhecido como "Bar do Lázaro", na localidade de Angorá.

Em represália, o grupo criminoso revidou e matou Eduardo do Carmo Gomes, 22 anos, cunhado de Valesca. A Polícia Civil, por meio das investigações iniciais, descobriu que Eduardo teria apontado a localização das três vítimas do bar aos seus executores. Ele teria agido sob ordem de Valesca. O corpo do homem foi encontrado enterrado em uma pedreira na cidade de Itaitinga, no dia 5 de julho. Ele estava desaparecido desde o 13 de junho. 

Então, o irmão de Eduardo, Lucas do Carmo Gomes, 20 anos, que seria preso depois, passou a cometer homicídios em Itaitinga para vingar a morte do familiar. No dia 30 de junho, Lucas e outros criminosos executaram Antônio Alisson Alves Assunção, 22 anos, conhecido por "Ála". Ele foi morto com vários tiros próximo de um hospital na cidade. "Ála" já respondia por tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, roubo e crime de trânsito. Contra ele, havia ainda um mandado de prisão por tráfico de drogas.

No dia 3 de julho, dois dias antes de o corpo de Eduardo ser encontrado, Lucas e outros suspeitos também executaram Josivan Gregório do Nascimento, 31 anos, e seu irmão, Jair Gregório do Nascimento, 28 anos. O crime ocorreu no bairro Barrocão, também em Itaitinga. Josivan já respondia a quatro homicídios consumados, em tentado, além de roubos, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo. 

A morte da irmã de Valesca

Outra pessoa a ser executada foi a irmã de Valesca. Alicia Mariana Oliveira Duarte, 16 anos, que também era companheira de Eduardo Gomes, foi morta quando transitava em uma motocicleta, no bairro Angorá. O crime aconteceu no dia 24 de outubro. Mais uma vez em retaliação, o grupo de Valesca executou Nataniel Oliveira Pereira, 20 anos, com tiros de fuzil no bairro Ocupação, em Itaitinga.

(Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643