martins em pauta

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Barco atacado por chineses chega ao Porto de Natal; veja as fotos

Segunda, 26 de Novembro de 2018

Foto: Everton Padilha
Everton Padilha

Foto: Everton Padilha

Após angústia e pânico, já se encontra atracado no Porto de Natal o barco Oceano Pesca I que sofreu ataque da embarcação chinesa Chang Rong 4 em alto-mar na última quinta-feira (22). A embarcação de uma empresa de pesca de atum que atua no Rio Grande do Norte chegou por volta das 3h deste domingo (25). Os 10 integrantes da tripulação conseguiram sobreviver e não afundaram pelo fato do barco ser feito de aço. O empresário e proprietário do Oceano Pesca I, Everton Padilha, foi esperar a tripulação chegar e já afirmou desde sexta-feira que a assessoria jurídica da empresa está tomando as providências para fazer boletim de ocorrência na Polícia Federal na segunda-feira. O barco foi atacado a 600 quilômetros da costa potiguar. O local fica a cerca de 100 milhas ao sul de Fernando de Noronha, já em águas internacionais.

O barco potiguar deve passar por uma perícia da Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte, que já se pronunciou afirmando que tomou conhecimento do incidente de navegação. A Marinha também informou que foi instaurado um inquérito pela Capitania dos Portos para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do incidente, bem como instruir ações nas instâncias adequadas.

A disputa pela área de pesca de atum é o que tem gerado esses ataques. Segundo o empresário da Oceano Pesca I, Everton Padilha, é uma verdadeira guerra pelo controle da área. “São barcos de muitos países disputando o território. São chineses, japoneses, tailandeses e em barcos enormes e por isso acham que chegando nessas grandes embarcações têm o controle”, ressaltou. O barco brasileiro atacado possui 22 metros de comprimento e o prejuízo que o proprietário teve foi de cerca de R$ 500 mil. “A nossa assessoria jurídica vai fazer boletim de ocorrência na Polícia Federal, vamos acionar o Ministério de Relações Exteriores”, destacou o empresário.

OP9 / Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643