martins em pauta

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Governo afirma que ICMS da gasolina não aumentou, e aciona Procon contra postos

Sexta, 17 de Agosto de 2018 

Foto: Bahia Notícias

O governo do Estado ressaltou que a alíquota do ICMS para os combustíveis não sofreu nenhum aumento e permanece a mesma desde 2015. O imposto é cobrado na saída da refinaria da Petrobras, e incide sobre o preço de bomba: a alíquota é aplicada sobre a média de preços do combustível ao consumidor final, a chamada pauta fiscal. De acordo com o governo, os postos de combustíveis da Bahia têm a terceira maior margem de lucro do país na comercialização da gasolina.

Em nota, a Comissão Técnica Permanente do ICMS (Cotepe), vinculada ao Conselho Nacional de Política Fazendária e presidida pelo Ministério da Fazenda, destacou que publica periodicamente no Diário Oficial da União relação dos preços de referência para cada Estado, com base em pesquisa realizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Quando a pauta é atualizada pela Cotepe, significa que já houve alteração nos valores fixados para o consumidor pelos postos, de forma que a tributação acompanhe a realidade do mercado. Um levantamento baseado na pesquisa de preços da ANP, de acordo com a Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), identificou que os postos de combustíveis da Bahia têm a terceira maior margem de lucro do país na comercialização da gasolina. Esta margem é definida pela diferença entre os preços médios registrados nas bombas de gasolina e nas distribuidoras (ver tabela). Apenas os postos do Amazonas e do Acre, estados da região Norte do país, têm margem de lucro mais alta. 

Nem o fato de sediar uma das principais refinarias de petróleo brasileiras impede que o Estado tenha uma das gasolinas mais caras do país. O Governo do Estado está atento a este fato e já acionou o Procon para combater distorções que estejam ocorrendo na Bahia, em especial no que diz respeito a indícios de cobrança abusiva e combinada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055