martins em pauta

domingo, 12 de agosto de 2018

Chuva de meteoros poderá ser vista do Brasil nesta madrugada

Domingo, 12 de Agosto de 2018



Foto: Veja/Stock/Getty Images

Na madrugada desta segunda-feira, a chuva de meteoros Perseidas, que é visível anualmente entre os meses de julho e agosto, terá seu ápice de atividade e, em caso de céu limpo, poderá ser vista na maior parte do Brasil. O fluxo de asteroides visíveis pode variar entre 40 e 80 por hora.

Em São Paulo, deve ser possível observar a chuva de meteoros a partir das 5h. No Sul do país, o pico deve acontecer pouco antes do amanhecer, às 6h. No Norte e no Nordeste, as condições de visibilidade devem ser ainda melhores e será possível ver a chuva de meteoros partir das 2h. Não é necessário nenhum equipamento para ver os meteoros, mas um binóculo pode ajudar.

Como é Lua Nova, a baixa luminosidade dos céus pode tornar o evento ainda melhor de ser observado. Em grandes centros urbanos, porém, o avistamento pode ser dificultado por causa da iluminação artificial.

O fenômeno é associado ao cometa Swift-Tuttle, que existiu há milhares de anos, e ocorre quando a Terra passa por uma nuvem de partículas ejetadas pelo asteroide. Segundo a Nasa (agência espacial americana), que transmitirá o evento em suas redes sociais, a maior parte do material desta nuvem possui cerca de 1.000 anos.

Veja


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643