Quarta, 29 de outubro de 2025
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quarta-feira (29) que o presidente Lula (PT) ficou “surpreso” com a operação mais letal da história do Rio de Janeiro, ontem, e “estarrecido” com a quantidade de mortes.
Lula fez uma reunião de emergência com Lewandowski e outros ministros hoje. “Presidente ficou estarrecido com número de ocorrências fatais”, disse o chefe da Justiça. “Ele se mostrou surpreso que uma operação desta envergadura fosse desencadeada sem conhecimento do governo federal, sem nenhuma possibilidade de participar de alguma forma, com os recursos que tem, sobretudo com informações e apoio logístico.”
Lula ainda não falou com o governador Cláudio Castro (PL), mas a postura dele irritou o governo. Para o Planalto, o governador agiu de forma imprudente e eleitoreira ao fazer a operação sem avisar previamente e, depois, reclamar que não teve apoio do Executivo federal.
Lewandowski criticou a atitude do governador. “A comunicação entre governantes tem de se dar no nível das autoridades de hierarquia mais elevada. Uma operação deste nível, deste porte, não pode se dar no segundo escalão”, disse o ministro.
Pelo menos oito ministros participaram da reunião, e parte deles vai ao Rio de Janeiro. Ontem, solicitaram a Castro uma reunião de emergência o ministro Lewandowski, que viajou diretamente de Fortaleza, as ministras Anielle Franco (Igualdade Racial) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos) e Rodrigues, da PF. O encontro deverá ocorrer às 15h.
Com informações de UOL

Opinião dos leitores
Claro! Centenas de CPF dos eleitores dele foram cancelados! Já já entra em cena o super Xandão para mandar prender o governador do RJ por ter cancelado as vítimas dos usuários de drogas e eleitores do Luladrão… Estou do lado do Govenador Cláudio Castro.
Perdeu mais de 100 votos no RJ.
Eu que fiquei estarrecido porque a quantidade de traficantes mortos foram poucas. Só lamento o assassinato dos 4 agentes de segurança.
Estarrecido com a morte dos policiais Ou dos amigos traficantes?
Por que será que o presidente, seus ministros e a esquerda doente do Brasil tem dificuldades de lamentar profundamente a morte dos policiais?
Por que criticam os policiais por usarem armas letais legalizadas contra a bandidagem e não emitem nenhuma crítica ao armamento de guerra que os bandidos usam contra os policiais e a população?
Hipócritas!