martins em pauta

sexta-feira, 17 de março de 2023

Depois de "oferecer" Amazônia a Biden, Lula vai à China

Sexta, 16 de Março de 2023

O ex-presidiário Lula (PT) fracassou em sua aproximação comercial com os Estados Unidos. Mas, agora, o petista condenado pela Lava Jato mira no principal opositor do governo americano e viaja para a China com o objetivo de validar laços com o país asiático.

O embarque está previsto pro dia 25 deste mês e contará com a presença da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) - que, em breve, assumirá o comando do Banco do Brics -, ministros, parlamentares e empresários de vários setores do Brasil.

Lula viajou todo confiante para encontrar Joe Biden jurando que o democrata abriria as portas do tesouro para investimento no Fundo Amazônia, uma espécie de consórcio de "todo mundo" que pretende injetar dinheiro no Brasil para conservação da maior floresta do planeta. No entanto, o presidente americano contribuiu com apenas R$ 68 milhões e o petista esperava R$ 260 mi. Frustrado com a parceria, ele viaja à China na tentativa de fazer Washington repensar o valor oferecido e encaminhar nova proposta.

Mas, nem tudo são flores. Sabe-se que o contexto em que o presidente se reunirá no dia 28 com Xi Jinping - recém-eleito por unanimidade para mais um mandato de cinco anos - é de disputas geopolíticas e comercias e vai tratar até dos “balões-espiões” entre os Estados Unidos e China.

Diferentemente da viagem aos Estados Unidos, que foi rápida, apenas 24 horas. Lula pretende ficar na China por quatro dias para tratar de outros assuntos também como saúde, meio ambiente, indústria e a reforma de fóruns multilaterais. 

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, é uma das integrantes da imensa comitiva que acompanhará o petista e debaterá a fabricação de um satélite entre o governo brasileiro e a China para suposto monitoramento da Amazônia. 

- Para a área climática, para o monitoramento da Amazônia - alegou a chefe da pasta.

Preocupante.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643