martins em pauta

quarta-feira, 15 de março de 2023

Bancada ruralista se une e CPI do MST avança

 Quarta, 15 de Março de 2023

A forte bancada ruralista, hoje, composta por 251 deputados federais e 39 senadores, se reúne, nesta terça-feira (14), para debater a adesão à CPI do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), grupo terrorista que tem feito uma ofensiva generalizada, invadindo terras produtivas em várias partes do Brasil sob a omissão do Governo do ex-presidiário Lula (PT).

- É necessário e importante que possamos averiguar quem ou o que, está por trás dessa onda de invasões. Não é normal nem aceitável o que está acontecendo - explicou à CNN o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion, organização que se encontra semanalmente para discutir os rumos que os ruralistas devem tomar na política, enquanto representantes dos agricultores.

A necessidade de se instalar uma Comissão para investigar o caso ocorre logo depois que o líder da Frente Nacional de Lutas (FNL), José Rainha, que, por muito tempo foi o dirigente do MST, foi preso ao ser flagrado praticando extorsão contra os produtores rurais de Presidente Prudente, no interior paulista.

A bancada ruralista quer saber quem está pagando os ônibus que levam até 1,7 mil pessoas para uma determinada área a ser invadida.

Além de José Rainha, outros dois integrantes do grupo, Luciano de Lima e Cláudio Ribeiro Passos, também praticaram extorsão.

- Provas apontam com segurança para o fato de que José Rainha deu início às tratativas com as vítimas, a fim de receber, mediante indevida e ilícita exigência, vantagem econômica, sob pena de não possibilitar a eles a colheita de sua lavoura - explica trecho do relatório policial.
- Luciano encabeçou o desenrolar das negociações espúrias e, ao final, escalou Cal para a função de receber o dinheiro extorquido - diz o documento.

Há três pedidos para a instalação da CPI e, embora a bancada seja grande, o pedido do Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS) é o que tem mais adesão com 130 assinaturas. Mas, é fundamental conseguir 171 para dar início ao processo.

Por isso, o encontro de hoje é importante, já que a Frente fará um pente-fino em quem já aderiu à lista de Kim Kataguiri (União-SP) e do ex-Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles (PL-SP), para ver se, juntos, chegam ao mínimo necessário em uma só solicitação.

O número de invasões em menos de três meses do Governo Lula já ultrapassou os quatro anos de Gestão de Jair Bolsonaro (PL).

- Muitos conflitos vão pipocar no governo Lula - avisou o diretor do MST na Bahia.


Fonte: Jornal da Cidade Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643