martins em pauta

quinta-feira, 26 de maio de 2022

CAOS NA EDUCAÇÃO DO RN: Governo da professora Fátima é campeão de abandono e reprovação escolar

Quinta, 26 de Maio de 2022

Foto: Julio Cavalheiro

O censo escolar da Educação Básica em 2021, cujos números foram divulgados nos últimos dias, revela a extensão do caos que tomou conta da Educação Pública no Estado do Rio Grande do Norte.

Culpar a pandemia de Covid-19 não explica números tão ruins, uma vez que todos os estados do País sofreram os efeitos da doença mais devastadora do nosso tempo.

A rede pública de ensino do Rio Grande do Norte é campeã quando o assunto são os índices de reprovação (10,7 por cento) e de abandono escolar (14,7 por cento).

O Rio Grande do Norte ostenta o triste e deplorável título de campeão do Nordeste e vice-campeão brasileiro em taxa de abandono escolar do País, ficando atrás apenas do estado do Pará, que apresentou, em 2021, uma taxa de 15,6 por cento.

Em matéria de reprovação, o RN ocupa a sexta colocação.

Os números do Censo Escolar da Educação Básica, reunidos pelo Instituto de Pesquisas Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que em 2021, no segundo ano da pandemia, bem mais alunos abandonaram a escola, diminuiu o número dos que conseguiram passar de ano e aumentou consideravelmente o contingente dos reprovados.

Trocando em miúdos: a gestão da professora Fátima Bezerra à frente do Governo do Estado não cumpriu sua missão na área educacional e deixou a desejar, com alunos sem aula, sem merenda, isolados em casa por falta de acesso à internet, condição essencial para a realização de aulas remotas.

A falta de treinamento e de equipamentos para os professores da rede estadual de ensino para ministrar aulas à distância, denunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Educação (Sinte-RN), ajuda a explicar o caos confirmado dados do Inep.

Triste lição, professora Fátima.

Fonte: Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643