martins em pauta

sábado, 24 de novembro de 2018

Gabriela Hardt bota a Lava Jato nas ruas pela primeira vez depois de Sergio Moro

Sábado, 24 de Novembro de 2018


Batizada de “Sem Fundos” a PF deflagrou uma nova operação nessa sexta-feira (23).

É a primeira sob o comando da nova juíza Gabriela Hardt e 56ª fase da operação. São 68 mandados de busca e apreensão, mais 14 de prisão temporária em São Paulo, Minas, Rio e na Bahia.

O esquema era feito na Petrobrás com a construção de um prédio que estava superfaturada, claro. Tudo isso no governo petista.As investigações apontam que a execução da construção das edificações destinadas à instalação da nova sede da PETROBRAS em Salvador/BA, assim como os contratos de gerenciamento da construção, de elaboração de projetos de arquitetura e de engenharia foram superfaturados e direcionados para viabilizar o pagamento de vantagens indevidas para agentes públicos da PETROBRAS e dirigentes da PETROS, além de terceiros com eles mancomunados.

Tudo isso em prejuízo à estatal e ao fundo de pensão investidor, este mantido mediante patrocínio da própria PETROBRÁS e das contribuições de seus empregados, informa a nota oficial do PF.

Em suma, o FUNDO PETROBRAS DE SEGURIDADE SOCIAL – PETROS, mediante parceria com a PETROBRÁS, investiu na execução da obra para alugar o prédio à empresa estatal por 30 (trinta) anos. Ocorre que, com o direcionamento da execução das obras à uma empresa ligada a outras duas grandes empreiteiras já conhecidas da Lavajato, o valor da execução ficou bem acima do que deveria, assim como o valor de aluguel a ser pago também.

Assim, os investigados direcionavam parte dos recursos obtidos desses valores a maior para pagamento das propinas, utilizando de artifícios para ocultar e dissimular a origem e destino desses montantes.

As penas somadas podem chegar ao total de 50 anos de prisão e multa

O nome da operação refere-se à perda do Fundo de Pensão da PETROBRAS, assim como ao fato de os crimes investigados parecerem revelar um “saco sem fundos”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643