martins em pauta

domingo, 12 de fevereiro de 2023

Ex-presidente do BC nos governos anteriores de Lula dá razão a Roberto Campos Neto na “guerra” contra o PT

Domingo, 12 de Fevereiro de 2023

O economista Henrique Meirelles, que, em novembro de 2022, disse estar "pessimista" quanto ao terceiro mandato de Lula (PT) e desejou "boa sorte" aos investidores, desmentiu as narrativas do governo esquerdista de que o atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, não estaria desempenhando bem a sua função e nem a instituição financeira cumprindo o seu papel.

- BC está agindo corretamente. Tem de manter a sua postura - iniciou, em entrevista à GloboNews, na quarta-feira (8).
- O governo faz sua política fiscal, de acordo com o que acha correto, certo ou errado, e o Banco Central faz sua análise técnica, coloca todos os fatores econômicos dentro de seus modelos de análise, faz uma previsão de inflação. Se a previsão estiver muito elevada, o Banco Central tem de subir a taxa de juros, para que a inflação caia - explicou a Selic em 13,75%.
- Então, ele está cumprindo seu papel. Não está envolvido em um debate - desmentiu Meirelles a narrativa criada por Lula, do qual ele é ex-aliado.

Meirelles disse que, quando foi presidente do Banco Central nos Governos Lula (2003-2011), o petista já tinha a mesma implicância com o órgão e achava que o economista deveria baixar a taxas de juros "na marra".

- Queria que eu tomasse alguma medida em relação à taxa de juros, e eu explicava que não era possível - lembrou, acrescentando que na primeira gestão de Lula (2003) a taxa de juros chegou a 26,5%.

Meirelles voltou a afirmar que Lula não aprendeu nada, segue os mesmos caminhos que a colega de partido impeachmada Dilma Rousseff e que o final dessa história é que o Brasil entrará em recessão.

- Aparentemente, Lula está seguindo, agora, aquilo que foi exatamente o que aconteceu no Governo Dilma. Há pouca probabilidade que dê certo - avaliou.

Além de Meirelles, os economistas Armínio Fraga, Edmar Bacha e Pedro Malan também deram declarações nada positivas sobre a política econômica de Lula.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643