martins em pauta

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

MP atua em favor da justiça e pede a libertação de mais 154 presos em Brasília

 Quinta, 16 de Fevereiro de 2023



É ponto pacífico, independente de qualquer viés ideológico, que os fatos acontecidos em 8 de janeiro deste ano, devem, inclusive moralmente, ser levados à punição a quem couber punição. Cite-se, via processo legal, desde a investigação até as devidas punibilidades

Não obstante ser passivo de uma grande e merecedora matéria sobre os meandros políticos ou não destas prisões, por vastos e eloquentes motivos, cabe agora a preocupação com as vítimas. São inúmeros casos...

Ainda que tenha havido a soltura de mais de 500 pessoas, conforme justificativas do próprio foro que as penalizaram, tais como idosos, crianças e suas mães, e pessoas com comorbidades, temos outras centenas delas ainda vitimadas, que chega ao número, segundo fontes oficiais (leia-se, Ministério Público Federal), de 1.376 brasileiros. Estamos falando aqui apenas sobre a Capital Federal do Brasil. Por outras cidades, não há um levantamento disponível relativo à quantidade dos atingidos.

Motivados por avaliações jurídicas abarcadas nas decisões das prisões, aferindo que havia imprecisões, vamos chamar assim, o MPF solicitou ao STF a revogação da prisão destes 154 encarcerados (ver nomes no documento abaixo), e acompanha o caso de 1376 presos assim distribuídos:

460 presos que aguardam tornozeleira eletrônica para liberdade monitorada;

305 mulheres ainda presas;

611 homens ainda presos.

Este pedido do MPF é o reconhecimento, por parte do estado brasileiro, de que os rumos precisam ser corrigidos para as devidas, cabíveis e justas punições.

Não podemos deixar, também, de engrandecer os trabalhos da OACB – Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil, nomeadamente por seu presidente, dr. Geraldo José Barral Lima, todos os seus diretores regionais, e as centenas de advogados que voluntariamente, e porque não, de forma humanitária, que se prestam a dar socorro jurídicos aos vitimados.

A sociedade brasileira espera que a nossa justiça se faça presente para correção destes rumos!

Abaixo está a lista oficial da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do DF com os nomes de todos os presos de Brasília. Estão separados por homens, mulheres e os que aguardam a tornozeleira eletrônica para serem liberados:

Foto de Alexandre Siqueira

Alexandre Siqueira

Articulista

@ssicca no GETTR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643