martins em pauta

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

General chamado de ‘melancia’ por apoiadores de Bolsonaro será o nº 2 do Exército

Quarta, 15 de Fevereiro de 2023

Foto: Matheus Piccini.

Criticado por bolsonaristas, o atual comandante militar do Sul, general Fernando Soares, será promovido para comandar o Estado Maior do Exército. É o segundo maior posto na hierarquia, abaixo apenas do próprio comandante do Exército, general Tomás Miné Ribeiro Paiva.

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro classificam Soares pejorativamente como um general “melancia” – verde por fora, em alusão à farda, e vermelho por dentro, em referência a uma suposta posição política de esquerda.

Apesar de não constar como regra oficial, há uma tradição de que o posto seja ocupado pelo general mais antigo da corporação. Fernando Soares é o terceiro da lista por esse critério, mas está sendo promovido por ter maior afinidade com o atual comandante.

Ribeiro Paiva assumiu o comando do Exército há um mês, escolhido pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, após a demissão do general Júlio César Arruda.

Com a promoção do general Fernando Soares, o novo comando do Exército busca também evitar que generais que tiveram cargos estratégicos do governo Bolsonaro sejam promovidos – o que poderia gerar atritos com o Palácio do Planalto.

O próprio comandante do Exército, general Tomás Miné Ribeiro Paiva, também foi hostilizado em redes sociais e classificado como “general melancia” por bolsonaristas.

O mesmo ocorreu com o comandante militar do Nordeste, Richard Nunes, entre outros generais que se mantiveram no campo legalista, não aceitando a politização das Forças Armadas.

O Alto Comando do Exército, chefiado pelo general Ribeiro Paiva, está reunido nesta semana para decidir as promoções também a generais de quatro estrelas.

Por Valdo Cruz/G1.

OPINIÃO DOS LEITORES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643