martins em pauta

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Em tom de ameaça, Lula "chuta" as Forças Armadas: "Não participam mais do processo político"

Segunda, 13 de Fevereiro de 2023

Circulam na internet vários vídeos do ex-presidiário Lula se gabando de como ele inventava números e fantasiava histórias (negativas) sobre o Brasil para conseguir verba estrangeira – repare que eu disse ‘verba’ e não investimentos. 

Para isso também é preciso seduzir a imprensa internacional e isso Lula faz muito bem – ainda que, por vezes, mentindo 'abiloladamente'. Por isso, ele abriu espaço na sua agenda para a conhecida jornalista-progressista, Christiane Amanpour, da CNN.

Falando como comandante das Forças Armadas, Lula afirmou que os militares não vão mais participar do “processo político” brasileiro. A fala aconteceu em resposta a uma pergunta da jornalista sobre as nomeações de militares em cargos estratégicos do governo feitas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.   

“Estamos detectando todas as pessoas que foram contratadas e afastando do governo. Toda essa gente será mudada”, ratificou Lula.

Quando o presidente diz “essa gente”, com tamanho desprezo, ele se refere às Forças Armadas. 

Segundo Lula, o novo comandante do Exército, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva — que substituiu o general Júlio César de Arruda —, tem “noção de que as Forças Armadas não podem se meter em política. "Daqui para frente, as Forças Armadas brasileiras não participarão mais do processo político", disse Lula à jornalista.

“Quem quiser participar, tira a farda, se candidate e enfrente a situação política da forma que o cidadão civil enfrenta, e não tentar enfrentar a situação vestido de militar”, declarou.

Bravatas à parte, o PT e a imprensa engajada, espalharam que Lula receberia ‘uma altíssima verba’ do governo americano para o Fundo Amazônia. Ele volta com um valor irrisório e o constrangimento de assistir a primeira-dama americana, Jill Biden, se esquivar do encontro com Janja da Silva. 

Foto de Eduardo Negrão

Eduardo Negrão

Consultor político e autor de "Terrorismo Global" e "México pecado ao sul do Rio Grande" ambos pela Scortecci Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643