martins em pauta

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

ONS descarta apagão e racionamento de energia em 2022

Quinta, 16 de Dezembro de 2021

Foto: Divulgação

O nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas não será motivo para que ocorra racionamento de energia elétrica ou apagão em 2022.

A informação foi confirmada nesta quarta-feira (15), pelo diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, em coletiva na qual fez um balanço da atividade do órgão federal em 2021 e projeções para o ano que vem.

No encontro, Ciocchi destacou que as chuvas voltaram a ocorrer em outubro, mês que, tradicionalmente, marca o início do período chuvoso.

Com a recomposição gradual dos reservatórios, que deve ocorrer até abril, a projeção é que eles cheguem ao período seco de 2022 com mais água do que havia em nesta mesma fase do atual ano.

O diretor-geral do órgão destacou outras razões para o otimismo, como o aumento da capacidade energética.

“Por questões hidrológicas, nestes cenários que estamos trabalhando agora, não vemos nenhuma possibilidade de apagão ou risco de racionamento por conta desse fator. Por outros fatores é outra conversa e seria exercício de futurologia. Mas sabemos que o sistema interligado é bastante robusto, então, devemos ter uma resiliência bastante grande para outros fatores”, afirma.

CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643