martins em pauta

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Proposta de semipresidencialismo é “coisa idiota”, diz Bolsonaro

Terça, 23 de Novembro de 2021

Foto: Reprodução/Foco do Brasil – 22.nov.2021

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (22) que a proposta de adotar o modelo de semipresidencialismo é “idiota”. Antes, afirmou que a ideia era uma “besteira”. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), aliado de Bolsonaro, é uma das autoridades que é a favor da mudança.

Tem certas coisas que é tão idiota que não dá nem para discutir. Eu não vou começar a bater boca com ninguém sobre esse assunto. Coisa idiota, é idiota. Eu falo que jogo dentro das 4 linhas. Quem sai fora, aí eu saio também… Aí sou obrigado a combater o cara fora das 4 linhas”, disse Bolsonaro na saída do Palácio da Alvorada, em conversa com apoiadores.

No sistema presidencialismo, o presidente divide o poder com o Legislativo e existe o cargo do primeiro-ministro. Além de Lira, que defende debater o tema e adotá-lo a partir de 2026, o ex-presidente Michel Temer também é favorável ao sistema. O modelo político também já foi proposto pelo ministro Gilmar Mendes, em 2017.

Bolsonaro disse que, mesmo em um sistema semipresidencialista, o presidente poderia “dissolver” o Congresso. Segundo ele, a mudança de sistema é ventilada para “acobertar outras coisas”.

Se você for levar ao pé da letra o semipresidencialismo ou outro regime parecido, eu ia ter poder de dissolver o Congresso. Eu não vou discutir. Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? Não vai chegar a lugar nenhum. Mas por que lançam isso aí? Para acobertar outras coisasO que muita gente está preocupada é que acabou a mamata”, afirmou Bolsonaro.

Poder 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643