martins em pauta

domingo, 21 de novembro de 2021

Enem tem questões sobre racismo, indígenas, sexualização da mulher e música “Admirável Gado Novo”

Domingo, 21 de Novembro de 2021

Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, realizado neste domingo (21/11), teve questão com a música “Admirável Gado Novo”, do cantor Zé Ramalho, e abordou temas como racismo, povos indígenas e população carcerária, além de sexualização da mulher.

A questão sobre a composição de Zé Ramalho pedia que o candidato interpretasse um trecho da letra da música, que fala sobre “massas” e “vida de gado”. A canção foi lançada em 1979, época da ditadura militar no Brasil. No entanto, professores atestam que o exame não abordou questões ligadas ao tema e focou em outras épocas da história brasileira, como a Era Vargas.

VEJA MAIS: ENEM 2021: tema da redação é ‘invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil’

Apesar das denúncias de interferência nas questões do certame, a prova trouxe a pauta racial em perguntas sobre o período da escravidão no Brasil, e sobre o aumento da população carcerária brasileira, a partir de dados que apontam a predominância de jovens negros entre os presos no país.

O exame também tratou da questão indígena ao abordar a popularização do uso do termo “guarani kaiowá” nas redes sociais como forma de denúncia dos crimes cometidos contra os povos indígenas.

Os candidatos também precisaram analisar assuntos como a erotização do corpo feminino e desigualdade de gênero. Uma questão, por exemplo, trouxe o contexto das jovens cientistas no século 19 e tratou da exclusão que sofriam em função do patriarcado enraizado na sociedade.

Em geografia, o certame abordou predominantemente o agronegócio e candidatos atestam que sentiram falta de temas ligados a geopolítica. Na prova de linguagens, as questões discutiram obras de autores como Machado de Assis, Lima Barreto e Guimarães Rosa.

Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643