martins em pauta

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Senadores apresentarão PEC para que eleição presidencial tenha 2º turno com 3 candidatos

 Quinta, 09 de Setembro de 2021


O Antagonista apurou que, na próxima semana, um grupo de senadores apresentará uma Proposta de Emenda Constituição (PEC) para que a corrida presidencial no Brasil tenha três candidatos em caso de segundo turno.

A ideia é do senador Marcelo Castro, do MDB do Piauí, e foi encampada por parte da bancada do Podemos.

Castro disse a este site que a intenção é “diluir a polarização” política no país. Ele ponderou que evitaria “fulanizar” o debate, mas acabou dando o seguinte exemplo:

“Eu acredito que muitas pessoas optam por votar no Lula não porque seja lulista, mas porque é tão anti-bolsonarista que vê no Lula a pessoa capaz de derrotar Bolsonaro, e vice-versa. Com três candidatos em um segundo turno, a chance de outros nomes aumentaria.”

Para Castro, “muitos se encorajariam” a lançar candidatos porque pensariam assim: “Não posso ser o primeiro ou o segundo, mas posso ser o terceiro e poderei virar o jogo no segundo turno”.

O senador piauiense considera a ideia “muito interessante” para a construção de uma chamada terceira via, pois haveria “chance grande de não termos eleição polarizada”.

A proposta valeria somente para a eleição presidencial. A apresentação da PEC está prevista para a semana que vem. O texto será concluído pela equipe do senador Oriovisto Guimarães (Podemos).

O Antagonista

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Por mim podem ir até dez candidatos, desde que o(a) futuro(a) Presidente(a) do Brasil NÃO seja Bolsonaro ou Lula. Precisemos de alguém que TRABALHE, de alguém que LIDERE e de alguém que UNA os brasileiros.

  2. So três? O PC do B vai querer 5 o Psol vai querer 12 e por ai vai…Bota logo todo mundo que concorer no primeiro turno pra disputar o segundo turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643