martins em pauta

sábado, 11 de setembro de 2021

DEM não está discutindo impeachment e declaração de Bolsonaro à nação trouxe conforto, diz ACM Neto

 Sábado, 11 de Setembro de 2021

Foto: Instagram/@acmnetooficial

ACM Neto, presidente do DEM, diz que o partido não está discutindo internamente o impeachment de Jair Bolsonaro. O tema entrou nas pautas de siglas como PSD, PSDB e Solidariedade após as declarações do presidente nos atos de 7 de Setembro.

“O partido compreende que existem neste momento outras pautas que são prioritárias para o debate interno do partido e do próprio país”, disse o ex-prefeito de Salvador (2013-2020), à coluna Painel da Folha de S. Paulo.

A bancada do DEM na Câmara conta atualmente com 28 deputados, e dois membros do partido, Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência) e Tereza Cristina (Agricultura), são ministros.

ACM Neto que chegou a afirmar que Bolsonaro ultrapassou todos os limites do razoável em nas falas de terça-feira (7) aos seus apoiadores, defende que é igualmente importante reconhecer que sua “Declaração à Nação” desta quinta-feira (9) trouxe “sensação de conforto e segurança”.

Sobre o grau de confiabilidade das intenções apaziguadoras contidas na nota elaborada com a ajuda de Michel Temer (MDB), ele diz que não sabe avaliar, mas que tem esperança de que se concretizem.

“Só quem pode falar o que vai acontecer é o próprio presidente. A expectativa de qualquer brasileiro que reflita com bom senso é que a carta seja uma expressão de uma postura firme a partir de agora”, diz. “Evidente que caberá ao presidente, com seus atos e palavras, confirmar ou não o que estava escrito na carta”, completa.

A mobilização de algumas legendas para discutir o impeachment de Bolsonaro foi impulsionada após manifestações do 7 de Setembro. ACM Neto afirma não acreditar na possibilidade de ruptura institucional.

“Honestamente, acho que nossa democracia passou por vários testes nos últimos anos, de 2014 para cá principalmente, com impeachment de uma presidente [Dilma Rousseff, PT-RS], as turbulências vividas com a Lava Jato, os episódios durante o governo Temer e a própria eleição do Bolsonaro”, inicia.

“Já passamos por muitas turbulências e as instituições continuam firmes, de pé, cumprindo seu papel. Não significa que elas não erram, na minha opinião todas têm erros e acertos. Não acredito em uma ruptura institucional. Espero que ao fim de tudo o bom senso e o respeito à Constituição prevaleçam”, completa o dirigente.

Ao ser perguntado se enxerga também erros por parte do Supremo Tribunal Federal na atual crise da democracia nacional, ele responde que “todos os Poderes têm errado”.

“Não vou fazer julgamento de qualificação. Mas acho que todos os Poderes têm errado. O que não quer dizer e nao justifica colocar em dúvida o respeito às decisões judiciais e a independência do Poder Judiciário no país”, conclui ACM Neto, que deverá ser candidato ao governo da Bahia em 2022

Com informações de Painel – Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643