martins em pauta

domingo, 13 de dezembro de 2020

Veja quais são as fases de distribuição da vacina de acordo com plano do governo

Domingo, 13 de Dezembro de 2020

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 entregue pelo governo ao Supremo Tribunal Federal, a distribuição da vacina contra a Covid-19 está prevista em três fases, misturada à vacinação contra a influenza, e deve durar quatro meses.

“A distribuição cronológica no decorrer dos meses, inicialmente organizada, alterna semanalmente as vacinas de rotina e as vacinas destinadas aos grupos prioritários específicos das campanhas da vacina covid-19 e influenza, e observa os cronogramas previstos já apresentados pela AstraZeneca”, diz o documento.

Leia mais: Plano Nacional de Imunização: Governo federal pretende vacinar 

51 milhões de pessoas no primeiro semestre de 2021

No primeiro mês da distribuição, ocorrerá a amostragem dos lotes e início da distribuição da vacina.

No segundo mês, começa a distribuição para o grupo prioritário.

No terceiro mês, são contemplados os 40% do grupo prioritário.

Por fim, no quarto mês, a população com comorbidades será contemplada.

Essa logística aplica-se, segundo o Ministério da Saúde, à vacina da Pfizer/AstraZêneca.

“Considerada a introdução da vacina Pfizer, encontra-se em andamento o planejamento da estratégia para utilização desta vacina, tendo em vista o quantitativo de 2 milhões de doses previstas para o primeiro trimestre de 2021, até que o mercado tenha”, afirma o documento.

“Essa vacina, incorpora desafios logísticos ao propor tecnologias diferenciadas aos programas de imunizações do mundo. A plataforma requer condições de armazenamento e transporte à ultrabaixa temperatura (-70°C), enquanto os requisitos de temperatura predominantemente exigidos para as atuais vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aos programas do mundo variam na faixa de +2°C à +8°C.”

CNN Brasil

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643