martins em pauta

domingo, 10 de novembro de 2019

Jovem que queria 'dar alegria para a mãe' perde Enem e é consolado por anônimos

Domingo, 10 de Novembro de 2019 

por Ricardo Hiar | Folhapress
Foto: Reprodução / Agência Brasil

Os portões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram fechados às 13h deste domingo (10) para a realização da segunda etapa do exame, que tem uma previsão de receber mais de 5 milhões de candidatos em todo o Brasil. 

Mesmo sem qualquer alterações nos relógios --no dia da primeira prova os relógios adiantaram uma hora e acabaram evitando atrasos --, poucas chegaram em cima da hora num dos tradicionais pontos de aplicação da prova em São Paulo, a Universidade Nove de Julho, na Barra Funda.

Morador de Santana, o estudante Lucas Ribeiro de Almeida, 18, não conseguiu entrar. Ele chegou ao local assim que os portões fecharam. O rapaz até se ajoelhou e pediu para entrar, dizendo que fazer o Enem para ele era a oportunidade de ser alguém na vida. 

"O ônibus que eu peguei demorou muito e, quando desci precisei comer alguma coisa porque não tinha nem tomado café da manhã. Corri muito pra tentar chegar, mas não consegui. Foi tudo em vão", afirmou.

Um grupo de voluntários tentou consolar o jovem, que pretendia cursar publicidade e propaganda. "Vou ter que esperar mais um ano. Não sei o que fazer. Queria dar essa alegria para a minha mãe."

Foi a primeira vez que Lucas fez a prova do Enem. Ele acredita que foi bem na primeira fase, e diz que estudou o ano inteiro para realizar o exame.

No último domingo (3), os candidatos responderam questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas. A primeira edição do Enem sob o governo Jair Bolsonaro (PSL) foi também a primeira em dez anos que não trouxe nenhuma questão relativa à ditadura militar (1964-1985).

Agora é a vez das provas de ciências da natureza e de matemática, cada uma com 45 perguntas de múltipla escolha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643