martins em pauta

sábado, 16 de novembro de 2019

Sobe para 8 o número de manifestantes ‘pró-Morales’ mortos em confronto com a polícia

Sábado, 16 de Novembro de 2019

Foto: Reuters

A sexta-feira (15) foi mais um dia de tensão na Bolívia . Durante manifestação nos arredores de Cochabamba, um dos principais redutos políticos de Evo Morales, oito pessoas morreram em confronto com a polícia. Inicialmente, o número divulgado havia sido de cinco, todos apoiadores do ex-presidente.

Com isso, o número de mortos desde o início das manifestações na Bolívia , que culminaram com a saída de Morales do comando do país, chegam a 15. Um representante da Defensoria do Povo da Bolívia em Cochabamba, Nelson Cox, afirmou à rede CNN que outras 125 pessoas ficaram feridas e 110 manifestantes foram detidos durante a manifestação, considerada a mais violenta até agora desde a renúncia e saída de Morales do país.

Em comunicado, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos condenou o “uso desproporcional da força policial e militar”, acrescentando ainda que “as armas de fogo devem ser excluídas dos dispositivos utilizados para controlar os protestos”.

Asilado no México , Morales também se pronunciou sobre o caso em postagem nas redes sociais. No texto, o ex-presidente pediu que as Forças Armadas e a polícia parem com o massacre no país: “o uniforme das instituições da pátria não podem ser manchadas com o sangue do nosso povo”.

iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643