martins em pauta

domingo, 3 de abril de 2022

CIA forneceu à Ucrânia informações sobre a fase inicial da invasão russa

Domingo, 03 de Abril de 2022

Foto: REUTERS/Carlos Barria

Antes do início da invasão da Ucrânia pelas forças russas, o diretor da CIA, William Burns, forneceu aos ucranianos informações cruciais que ajudaram o país a preparar seus planos de defesa nos primeiros dias da guerra. As informações foram divulgadas pelo The Wall Street Journal.

Em meados de janeiro, Burns fez uma viagem secreta para Kiev e se encontrou com o presidente Volodymyr Zelensky. Na ocasião, ele alertou que as forças de Vladimir Putin planejavam tomar o aeroporto de Hostomel, perto da capital.

A viagem do diretor da CIA, diz o WSJ, foi uma das muitas missões realizadas desde antes do início da guerra para alertar sobre o que aconteceria. A maioria dos aliados europeus, porém, duvidou que Putin realmente invadiria o país vizinho.

O papel da inteligência dos EUA foi essencial no aconselhamento sobre como lidar com os invasores, com fotos de satélite, escutas telefônicas e indicações sobre os movimentos dos russos. O detalhamento do ataque teve um impacto importante durante a primeira fase da invasão. O aeroporto local foi o primeiro ponto estratégico tomado pelos russos que chegaram em helicópteros, com paraquedistas.

O Antagonista / Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643