martins em pauta

sábado, 9 de abril de 2022

Homem confundido no INSS e Detran com morto com mesmo nome e data de nascimento perde CNH e emprego

Sábado, 09 de Abril de 2022

Foto: Arquivo Pessoal

O motorista de caminhão João Augusto Pereira da Silva, de 29 anos, teve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cancelada após ser confundido com um homônimo nascido no mesmo dia e ano, mas que morreu há dois anos. Para os sistemas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Detran, o caminhoneiro estava morto desde 4 dezembro de 2020. Sem sua licença para dirigir, ele acabou perdendo o emprego em uma transportadora.

Pereira soube do cancelamento quando decidiu instalar a CNH digital em seu celular. Assim que acessou o aplicativo, ele recebeu a notificação que sua habilitação não estava válida.

— Pensei que o problema fosse o teste toxicológico, que estava vencido e os motoristas precisam fazer. Eu fiz o teste mas a CNH continuou cancelada. Daí eu fui ao Detran, aqui em Itaquaquecetuba (SP) perguntei o motivo e os funcionários ficaram andando para lá e para cá, sem saber o que fazer. Demoraram um tempo e um deles veio falar que minha CNH estava cancelada por óbito em 4 de dezembro de 2020 — contou Pereira.

Quando ouviu a explicação, o motorista ficou “sem reação”. Ele olhou para o cadastro do Detran e percebeu que todos os dados estavam corretos: seu nome completo, número da habilitação e data de nascimento.

 Eles me orientaram a procurar o INSS para fazer uma prova de vida, mas ninguém me passou informação. Então eu fiz um boletim de ocorrência — disse Pereira.

Somente após reclamar nas mídias locais que o motorista recebeu um email do INSS com a declaração de óbito do homônimo.

— O documento era de um rapaz do Rio de Janeiro com o mesmo nome e a mesma data de nascimento que eu. E essa pessoa morreu na data apontada, de 4 de dezembro de 2020. Era um balconista que sofreu parada cardíaca — afirmou.

Com essa declaração em mãos, Pereira retornou ao Detran e finalmente conseguiu desembaraçar sua situação. De acordo com o órgão de trânsito,”o prontuário do condutor foi desbloqueado nesta quinta-feira (7), na unidade de atendimento do Poupatempo, em Itaquaquecetuba, imediatamente após o motorista apresentar os documentos comprobatórios do INSS“.

O Detran acrescentou que o cancelamento ocorreu “após comunicação do INSS, que atualiza periodicamente o Detran.SP sobre óbitos”. Assim que os dados sobre mortes entram no sistema, ocorre o cancelamento automático do documento.

O INSS não se pronunciou até a publicação da reportagem.

Pereira continua desempregado.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643