martins em pauta

domingo, 19 de setembro de 2021

SpaceX traz de volta à Terra os primeiros turistas espaciais em órbita

Domingo, 19 de Setembro de 2021

Fotos: reprodução

A tripulação da ‘Inspiration4’, da Space X, já está realizando os procedimentos para retornar à Terra. A previsão é que a nave caia no Oceano Atlântico, próximo à costa da Flórida, nos EUA, neste sábado por volta das 20h06, pelo horário de Brasília, de acordo com informações do perfil da SpaceX no Twitter.

O perfil da Inspiration4 no Twitter informou no início da tarde deste sábado que a tripulação acordou ao som da música “Beautiful Day”, da banda U2, liderada pelo cantor Bono Vox. “Antes da tripulação dormir na noite passada, eles tiveram a oportunidade de conversar sobre sua jornada com Bono!”, disse em uma mensagem.

Os perfis da Inspiration4 e da Space X também publicaram em rede social fotos com a legenda “Visões de outro mundo!” na tarde deste sábado. E era mesmo!

Em pouco mais de um dia, a tripulação realizou pesquisas científicas, deu mais de 15 voltas ao redor do planeta, assistiu a 25 amanheceres e 25 entardeceres e ainda sobrou tempo para comer, descansar e bater um papo com Tom Cruise, o astro de Missão Impossível. Os turistas espaciais ainda reservaram um tempo na agenda para conversar com membros da empresa de Musk numa transmissão em tempo real que pôde ser acompanhada em todo o mundo através das redes sociais.

“Bem vindos à Crew Dragon Resilience. Estamos navegando agora a 580 quilômetros acima da Terra, indo a cerca de 7,6 quilômetros por segundo, portanto, estamos vendo o mundo a cada 90 minutos. Isso é o quão rápido estamos viajando em torno dele e é incrível”, disse Isaacman, ao iniciar a transmissão.

Após a apresentação de cada um dos membros, os tripulantes filmaram a visão da cúpula para o público.

Experimentos científicos

A tripulação também mostrou um iPhone conectado a um ultrassom portátil. Os equipamentos tem sido utilizados para uma série de pesquisas científicas durante os três dias em órbita.

“Usamos em vários experimentos diferentes, incluindo o da veia jugular interna e também medindo nossa córnea e nervo óptico para indicações de pressão intercraniana. Também fazemos alguns outros exames com ele que são úteis”, explicou Isaacman.

A médica Hayley Arceneaux acrescentou que os tripulantes estão coletando fluidos de partes do corpo para avaliar seus microbiomas e como eles mudam ao longo do tempo no espaço.

“Tem sido muito interessante ver como os fluidos mudam com este ambiente de microgravidade. Isso é algo que os cientistas estão estudando, e estamos felizes em contribuir com isso. (…) Também temos dado um monte de amostras de sangue para as equipes de pesquisa e feito testes cognitivos”, disse.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643