martins em pauta

quarta-feira, 15 de julho de 2020

Covid-19: vacina gera resposta imunológica em todos os participantes de estudo

Quarta, 15 de Julho de 2020 

Foto: Divulgação

A vacina contra a Covid-19 produzida pela empresa de biotecnologia americana Moderna gerou resposta imunológica em todos os 45 participantes do primeiro teste em humanos. As informações são da Folha de São Paulo.

O resultado foi publicado na revista científica The New England Journal of Medicine. De acordo com o artigo, anticorpos neutralizantes do Sars-Cov-2 foram detectados por dois métodos em todas as pessoas imunizadas.

Batizada de mRNA-1273, a vacina produzida pela Moderna, em parceira com o governo dos Estados Unidos (EUA) e com o Instituto de Pesquisa em Saúde Kaiser Permanente, usa pedaços do RNA do vírus para estimular uma resposta imunológica no corpo infectado.

O estudo aplicou o imunizante entre pessoas que tinham entre 18 e 55 anos de idade. Foram administradas duas doses da substância, com um intervalo de 28 dias entre cada uma.

Entre os efeitos colaterais, foram relatadas dor de cabeça e fadiga moderadas por mais da metade dos participantes da pesquisa.

O estudo foi conduzido pelo Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, braço do grupo de Institutos Nacionais de Saúde (NIH).

A partir dos resultados, a Moderna afirma que já é possível começar um estudo clínico maior, de fase 3, com cerca de 30 mil participantes, que pode ter início no dia 27 de julho.

A empresa revela ainda que pretende prodozir de 500 milhões a 1 bilhão de doses da vacina por ano. Atualmente, mais de 160 vacinas contra a Covid-19 estão sendo estudadas. As mais avançadas são a da Universidade de Oxford, que está sendo testada no Brasil, e a da empresa chinesa Sinovac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643