martins em pauta

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Ministério da Saúde seleciona orientadores


O Ministério da Saúde abriu inscrições que seguem de segunda-feira, 27, até o próximo dia 6 de fevereiro, para um processo seletivo com quatro vagas destinadas a orientadores para o Projeto "Caminhos do Cuidado"- Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas). De âmbito nacional, o projeto é coordenado no Rio Grande do Norte pelo Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (CEFOPE), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESAP), com o objetivo de qualificar agentes comunitários de saúde, bem como auxiliares e técnicos de Enfermagem, para melhorar a atenção ao usuário e seus familiares no campo da Saúde Mental. O projeto se insere no plano integrado de combate às drogas "Crack, é Possível Vencer", sob responsabilidade do Ministério da Saúde.
Aproximadamente 6.700 profissionais da Atenção Básica de todo o Estado participarão dos cursos de formação, previstos para iniciar até março, ocorrendo de modo descentralizado, com uma carga horária de 60 horas. Segundo o diretor do Cefope, Jorge Luiz de Castro, "o Projeto "Caminhos do Cuidado" permitirá a qualificação desses profissionais que estão na porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e atuarão junto aos usuários e seus familiares, trabalhando o cuidado e o acolhimento de forma humanizada".
Os orientadores selecionados vão orientar e acompanhar 52 tutores - cujo processo seletivo será iniciado na próxima sexta-feira, 31, - que atuarão na formação dos agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos de Enfermagem. Para concorrer à vaga de orientador, o candidato precisa possuir nível superior com pós-graduação nas áreas de Saúde Mental, Saúde Coletiva, Saúde Pública, Atenção Básica, Educação ou Ciências Sociais, além de experiência profissional mínima de dois anos em ensino, gestão ou serviço na área de Saúde Mental, Atenção Básica ou Saúde Coletiva.
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.caminhosdocuidado.org, no período das 9h do dia 27/01/2014 às 16h do dia 06/02/2014, horário de Brasília. A seleção constará de duas etapas: a primeira consistirá na análise de currículo, quando serão escolhidos oito candidatos; a segunda etapa englobará uma oficina de formação pedagógica de orientadores, com carga horária de 24 horas presenciais, que acontecerá de 24 a 26 de fevereiro de 2014, em Brasília - DF.
A oficina terá caráter classificatório e eliminatório conforme avaliação pedagógica de desempenho do candidato e frequência. As despesas com transporte, hospedagem e alimentação, durante a oficina presencial serão de responsabilidade do projeto, desde que confirmada presença com até sete dias de antecedência. O resultado final será publicado no dia 28 de fevereiro de 2014. Os orientadores receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais), a partir de sua contratação por prazo determinado pelo cronograma de execução do projeto no Estado.

Fonte Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643