martins em pauta

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

BOMBEIROS, PM E FISCAIS DE TRÂNSITO PROTESTAM EM DESFILE NA PRAÇA CÍVICA EM NATAL/RN


Marcado por muitos protestos, o tradicional desfile cívico do 7 de setembro arrastou milhares de natalenses para a Praça Cívica, no bairro de Petrópolis, na Zona Leste da capital. O evento que encerrou as comemorações da Semana da Pátria no Rio Grande do Norte começou às 9h e prosseguiu até as 11h40 teve protestos de bombeiros, PMs e fiscais de trânsito. Os representantes do serviço público estadual reivindicavam gratificações que estariam atrasadas há nove meses. Participaram da solenidade autoridades militares e civis como a governadora Rosalba Ciarlini, o presidente da Câmara de Vereadores de Natal, Edivan Martins, além de secretários do governo do estado.


Para ver todos os detalhes do desfile de perto, centenas de pessoas saíram cedo de suas residências para garantir o melhor lugar. O autônomo Jonilson dos Santos, 36 anos, morador da Zona Norte, conta que desde criança tem o hábito de assistir ao desfile. Este ano ele levou a mulher e o filho. “É uma forma de prestigiarmos nossa independência. Acho importante passar esse patriotismo para o meu filho”, destaca.

Grávida de oito meses Rubiana Leite de Oliveira, 21 anos, foi com a família assistir ao desfile e levou um banquinho para ter o mínimo de conforto. “Há três anos venho com toda a família participar do desfile da Semana da Pátria. Admiro tudo”, diz. Sentada no meio-fio na avenida Prudente de Morais, a pequena Hellen Cristina da Silva, 9 anos, estava empolgada para ver o pai, um policial militar, desfilar. “Vim com minha vó e estou ansiosa para ver o desfile nem sei se vou conseguir”, admite.

Participaram do desfile alunos de escolas públicas e privadas, além dos grupamentos dos escoteiros, desbravadores, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Também estiveram na solenidade os ex-combatentes das Forças Armadas, os alunos do Proerd, bem como os grupamentos mirins do Corpo de Bombeiros, Marinha e Fuzileiros Navais.

Os grupos mais aplaudidos pelos presentes foram os integrantes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e os motociclistas da Rocam que realizam diversas manobras nas motocicletas usadas diariamente para realizar ronda nas ruas e avenidas de Natal. A governadora Rosalba Ciarlini encerrou o desfile após o descerramento das bandeiras e o ato simbólico de apagar o fogo da pátria.

PROTESTOS

O desfile na Praça Cívica foi marcado ainda por diversos protestos. Policiais militares desfilaram com fitas pretas no braço e no peito para protestar contra os 12 homicídios de PM’s este ano. Segundo o presidente da Associação de Cabos e Soldados, Jeoás Nascimento, o número de policiais mortos em oito meses de 2011 já é o dobro de 2010. “Eles morreram por ser policiais ou por estar atuando como segurança para complementar a renda da família. Isso é reflexo do nossos salários, ressalta. Os fiscais de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), seguravam uma faixa em que estava escrito que há nove meses eles não recebem gratificação.

O taxista Reginaldo Firmino, também aproveitou a ocasião para fazer um protesto silencio. “Não gosto de bagunça, então essa é a minha maneira de cobrar o descaso com a nossa capital”, afirmou.

Vejam mais fotos do desfile:






Fonte: DN Online editado por Martins em Pauta
via Pfonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643