martins em pauta

sábado, 18 de outubro de 2025

Trump dá carta branca a CIA e no dia seguinte EUA ataca mirando a Venezuela

Sábado, 18 de outubro de 2025





O Pentágono não respondeu às solicitações de esclarecimentos sobre o incidente quando consultado. Ainda não está claro se o ataque foi planejado para deixar sobreviventes, nem qual será o destino das vítimas ou se estas pessoas estão sob custódia militar americana.

Em resposta à crescente pressão militar, Maduro divulgou nesta sexta-feira (17) uma mensagem no Telegram informando a ativação das Zodi, divisões militares regionais da Força Armada Nacional Bolivariana, nos estados de Mérida, Trujillo, Lara e Yaracui. Estas unidades coordenam operações de defesa e segurança "em situação de conflito armado".

Para a ofensiva no Caribe, Trump mobilizou 10 mil soldados, sete navios, submarinos e caças. O Comando Sul dos EUA já realizou pelo menos cinco bombardeios contra embarcações supostamente envolvidas no transporte de drogas, resultando em 27 mortes desde o início das operações.

A Casa Branca afirma que as embarcações atacadas têm ligação com a facção Tren de Aragua, recentemente classificada pelo governo Trump como organização terrorista internacional. O governo americano comunicou formalmente ao Congresso que os EUA estão "em situação de conflito armado" com narcotraficantes na região.

O Pentágono anunciou uma mudança na estrutura de comando das operações. A liderança deixou de ser responsabilidade do Comando Sul, baseado em Miami, e passou para uma força-tarefa criada sob o comando da 2ª Força Expedicionária de Fuzileiros Navais, unidade especializada em operações rápidas no exterior, com sede em Camp Lejeune, na Carolina do Norte.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643