Sábado, 18 de outubro de 2025
O presidente da Argentina, Javier Milei, não perdeu tempo: compartilhou nesta sexta-feira (17) uma reportagem explosiva do site UHN Plus, baseada em denúncias de Hugo “El Pollo” Carvajal, ex-chefe da inteligência da Venezuela. Segundo Carvajal, governos de Hugo Chávez e Nicolás Maduro teriam financiado líderes e partidos de esquerda mundo afora — incluindo Lula — com dinheiro da petroleira estatal PDVSA.
Ex-militar e ligado ao narcotráfico, Carvajal está nos Estados Unidos desde 2023 e revelou ao Departamento de Justiça como o regime chavista abasteceu campanhas políticas e projetos ideológicos por pelo menos 15 anos. Ao compartilhar a reportagem, Milei soltou: “E muitas máscaras cairão”.
Entre os nomes citados estão, além de Lula, Néstor Kirchner (Argentina), Evo Morales (Bolívia), Fernando Lugo (Paraguai), Ollanta Humala (Peru), Manuel Zelaya (Honduras) e Gustavo Petro (Colômbia). Na Europa, partidos como Podemos (Espanha) e Movimento Cinco Estrelas (Itália) também teriam recebido dinheiro.
O ex-general ainda relatou que o Movimento Cinco Estrelas italiano teria embolsado 3,5 milhões de euros em espécie via mala diplomática — operação aprovada por Maduro quando ainda era chanceler.
Cartel, prisão e caos político
Carvajal espera que a colaboração com os EUA reduza sua pena, que pode chegar a 20 anos de prisão pelo envolvimento com o Cartel de los Soles, a rede de tráfico ligada às Forças Armadas venezuelanas. Se as denúncias se confirmarem, o impacto político pode ser gigantesco na América Latina
Nenhum comentário:
Postar um comentário