Quinta, 16 de outubro de 2025
O encontro marca o início das tais negociações bilaterais sobre o tarifaço de 50% determinado pelo presidente Donald Trump em agosto.
Porém, hoje mesmo o petista já percebeu que deve sofrer mais um duro revés...
Mais cedo, o representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, afirmou que 40% das novas tarifas aplicadas têm relação direta com “preocupações extremas sobre o Estado de Direito, a censura e os direitos humanos” no país.
“Um juiz brasileiro tomou para si responsabilidades de ordenar que empresas dos EUA se autocensurem, dando-lhe ordens secretas para gerenciar o fluxo de informações. E a situação do Estado de Direito em relação a oponentes políticos no Brasil”, declarou Greer, sem mencionar nomes.
Durante a mesma coletiva, realizada nesta quarta-feira (15), o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, interrompeu a fala de Greer para acrescentar que houve “detenção ilegal de cidadãos americanos que estavam no Brasil”.
Além disso, Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo tiveram uma reunião no Departamento de Estado dos EUA nesta quarta. Uma jogada de mestre.
"Por questões políticas, em todo o mundo apenas o Brasil terá como negociador o Secretário Marco Rubio. Isso diz muito.
A gente tem uma convicção de que os EUA continuarão trabalhando para reduzir o poder de regimes totalitários, pessoas que censuram e que atrapalham a vida de empresas americanas", disse Eduardo Bolsonaro.
Veja:
Fonte: Jornal da Cidade Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário