Sexta, 17 de outubro de 2025
O secretário de Estado americano, Marco Rubio, recebeu o chanceler brasileiro Mauro Vieira sem mencionar Jair Bolsonaro e deixou claro que vai encaminhar a reunião entre Lula e Donald Trump. Segundo integrantes do Palácio do Planalto, o encontro foi “ameno” e “cordial”, com clima profissional e até uma certa química entre os dois diplomatas.
Rubio não apresentou demandas concretas sobre o tarifaço americano nem sobre as sanções contra autoridades brasileiras, duas das principais reivindicações do governo brasileiro, segundo a coluna de Daniela Lima, do Uol. Vieira reapresentou os pleitos e Rubio garantiu que levaria os assuntos para despacho direto com Trump.
A delegação brasileira avaliou o encontro como positivo, destacando a diferença de tom em relação a negociações anteriores. O Palácio do Planalto celebrou a cordialidade e o profissionalismo da reunião, que foi marcada por leve descontração.
O episódio evidencia que Washington mantém portas abertas para dialogar com Lula, enquanto Bolsonaro fica de fora. O Brasil agora tenta avançar nas negociações comerciais e diplomáticas, com o apoio direto dos Estados Unidos à interlocução do atual governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário